Ricardo Costa despediu-se quinta-feira dos seus colegas de equipa, tendo o director do Wolfsburgo, Dieter Hoeness, confirmado o desejo do central em marcar presença no Campeonato do Mundo da África do Sul.

O “internacional” português cumpriu esta época 11 jogos na Bundesliga, tendo marcado no último fim-de-semana o seu único golo na competição, e participou em cinco encontros na Liga dos Campeões.

Nascido em Vila Nova de Gaia há 28 anos, Ricardo Costa conheceu no FC Porto os seus momentos mais altos, com a conquista da Liga dos Campeões, em 2004, da Taça UEFA, em 2003, e da Taça Intercontinental, em 2004.

Do currículo do defesa-central constam ainda os títulos de campeão de Portugal, pelo FC Porto, em 2003, 2004 e 2006, e da Alemanha, pelo Wolfsburgo, em 2009, para além de duas Supertaça Cândido Oliveira, em 2003 e 2004.

Chamado por seis vezes à selecção principal de Portugal, Ricardo Costa aposta na transferência para os franceses do Lille como forma de se mostrar a Carlos Queiroz para o Mundial da África do Sul.

O Lille, orientado pelo francês Rudy Garcia, é o actual terceiro classificado da Liga francesa, com 37 pontos, menos 10 do que o líder Bordéus (1.º) e dois do que o Montpellier (2.º, com 39).