O Lille, orientado pelo português Paulo Fonseca, deixou hoje escapar o terceiro lugar da liga francesa de futebol, ao empatar em casa 2-2 com o Nice, na 34.ª e última jornada, de nova consagração para o campeão Paris Saint-Germain.

Em causa estava a luta pelo terceiro lugar do pódio e o consequente apuramento direto para a nova fase Liga dos Campeões, mas o Brest, que venceu por 3-0 em Toulouse, superou a equipa de Paulo Fonseca num dramático final.

O Lille esteve a perder, com um golo de Gaëtan Laborde, aos 10 minutos, deu a volta por Hákon Haraldsson e Benjamin André, aos 55 e 73, respetivamente, mas sofreu o golo do empate por Lotomba, aos 90+3, que ditou a perda do terceiro lugar.

Com os portugueses Tiago Morais e Rafael Fernandes no banco, Ivan Cavaleiro foi lançado no jogo aos 90 minutos, Paulo Fonseca viu escapar a vantagem nos descontos, pelo que o Lille, que terminou em quarto, a dois pontos do Brest, vai ter de disputar a qualificação para a ‘Champions’.

O campeão Paris Saint-Germain, com os portugueses Nuno Mendes, Danilo Pereira e Gonçalo Ramos a titulares, fechou o campeonato com um triunfo por 2-0 em casa do Metz, do antigo treinador romeno do Sporting László Bölöni, que terminou em 16.º e vai ainda lutar pela permanência num play-off.

O Mónaco venceu por 4-0 o Nantes, no estádio Luis II, com golos de Wissam Bem Yedder, Thilo Kehrer, Mohamed Camara e Eliesse Ben Seghir e terminou como vice-campeão, a nove pontos do Paris Saint-Germain.

O Lyon, de Anthony Lopes, que ainda vai disputar a Taça de França com o Paris Saint-Germain, resgatou num último fôlego o sexto lugar e a qualificação para a Liga Conferência, com um triunfo por 2-1 na receção ao Estrasburgo, com um golo de penálti de Lacazette, aos 90+6 minutos.

Na derradeira jornada, o Lyon ultrapassou o Lens, que esteve a vencer por 2-0 o Montpellier antes do intervalo, com golos de Elye Wahi e Deiver Machado, mas Othmane Maamma e Lucas Mincarelli empataram a 2-2 e tiraram aos locais a vaga europeia.

O Brest terminou o campeonato gaulês em terceiro, após vencer por 3-0 o Toulouse, com golos de Mahdi Camara, Jordan Amavi e de Kenny Lala, e de tirar partido do empate a 2-2 entre Lille e Nice.

O Marselha, embora tenha vencido por 2-1 em Le Havre, com a ajuda de Aubameyang e Michael Murillo, terminou em oitavo e fora da zona das provas da UEFA, mas à frente do Reims, nono, que venceu por 2-1 o Rennes, 10.º, no estádio Auguste Delaune.

No final da tabela, o Lorient, que vinha de sete derrotas consecutivas, procurava um ‘milagre’ na receção ao lanterna-vermelha Clermont, numa partida em que só uma goleada podia evitar a despromoção e esteve a um golo de o conseguir.

O Lorient, penúltimo classificado, venceu por 5-0, com golos de Laurent Abegel, do marfinense Muhammad Bamba, do argelino Badredine Bouanani e um bis do senegalês Cheikh Bamba Dieng, mas não evitou a despromoção à Liga 2 juntamente com o Clermont, por um golo.

O beneficiado foi o Metz, de Bölöni, que apesar da derrota no terreno do tricampeão, terminou o campeonato com os mesmos 29 pontos do Lorient e a mesma diferença de golos (-23), mantendo a esperança na manutenção graças ao quinto critério de desempate para disputar a ‘sobrevivência’ na Ligue 1 com o terceiro classificado do segundo escalão.

Valeu ao Metz o número de golos marcados fora no confronto direto, que venceu fora por 3-2, enquanto o Lorient foi vencer por 2-1.