O Lille venceu hoje por 2-1 em casa do Angers e segurou a vantagem que lhe permitiu sagrar-se campeão francês de futebol, na 38.ª e última jornada, com um ponto de vantagem sobre o Paris Saint-Germain.

Com os portugueses Renato Sanches e Tiago Djaló a titulares e Xeka no banco, entrou aos 82, o Lille não vacilou e venceu por 2-1, com golos de Jonathan David, aos 10 minutos, e Burak Yilmaz, aos 45+1, de grande penalidade. O Angers reduziu por Angelo Fulgini, aos 90+2 minutos.

À espreita de um deslize do Lille estava o então tricampeão Paris Saint-Germain, que, com o português Danilo Pereira no onze, venceu por 2-0 em casa do Brest, com um autogolo de Romain Faivre, aos 37 minutos, e um golo de Kylian MBappé, aos 71.

O Mónaco não foi além de um empate 0-0 na deslocação à casa do Lens (sétimo), mas segurou o terceiro lugar da Liga gaulesa, que dá acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, porque o Lyon perdeu em casa com o Nice (3-2).

O empate penalizou ainda o Lens, que caiu do sexto para o sétimo lugar, falhando a presença no ‘play-off’ da Liga Conferência, por troca com o Rennes, que venceu por 2-0 o já despromovido Nimes (19.º e penúltimo classificado).

O Lyon, do guarda-redes português Anthony Lopes, esteve a vencer por 2-1, mas permitiu a reviravolta do Nice, de Rony Lopes, que venceu por 3-2, falhando o ataque aos lugares de acesso à Liga dos Campeões, mas garantindo a Liga Europa.

O Marselha, apurado também para a Liga Europa, empatou 1-1 em casa do Metz, numa partida decidida por duas grandes penalidades nos descontos. O Metz marcou primeiro por Boulaya, aos 90+7 minutos, e o Marselha empatou por Milik, aos 90+14.

O Montpellier, com o português Mathis Carvalho no banco, venceu por 2-1 em casa do Nantes, com golos de Gaetan Laborde, aos 30 minutos, e de Andy Delort, aos 76, contra um de Randai Nuani, aos 33, e terminou no oitavo posto.

A derrota com o Montpellier manteve o Nantes no 18.º posto, que dá acesso ao ‘play-off’ de despromoção e que estava ainda ao alcance de várias equipas. Nimes (19.º) e Dijon (20.º) já estavam condenados à entrada para a última jornada.

Ainda a evitar cair no lugar de acesso ao ‘play-off’, o Bordéus venceu por 2-1 em casa do Reims e o Estrasburgo empatou 1-1 na receção ao Lorient. O lanterna-vermelha e já despromovido Dijon despediu-se com um triunfo por 1-0 em casa do Saint-Étienne.