O Manchester United terá pago quatro milhões de euros ao AS Mónaco pela disputa de um jogo amigável entre os dois clubes... que nunca aconteceu. A revelação foi feita pelo 'Mediapart', site especializado em investigação jornalística.

De acordo com a mesma fonte, o montante estava acordado no contrato de empréstimo de Radamel Falcao ao Manchester United. No contrato entre os dois emblemas pelo avançado, ficou acordado que o United pagaria seis milhões de euros de imediato, e outros quatro milhões se os 'red devils' terminassem entre os quatro primeiros da Liga Inglesa. Mas, de acordo com as regras da Liga Francesa de Futebol, os bónus de desempenhos são ilegais.

Foi preciso então arranjar uma forma de contornar as regras. E isso surgiu através do agendamento um jogo amigável entre os dois emblemas, pelo qual o Manchester United pagaria quatro milhões.

Só que o tal jogo amigável nunca aconteceu.

Já quando Falcao foi vendido pelo Atlético Madrid ao Mónaco, os dois emblemas arranjaram formas de pagar menos pelo mecanismo de solidariedade, de acordo com o 'Mediapart'. A transferência foi feita por 53 milhões de euros mas, para pagar menos pelo mecanismo de solidariedade ao clube formador de Falcao, foi acordado um pagamento em duas partes: 43 milhões de euros no imediato e mais dez a pagar posteriormente.

Nos documentos divulgados pelo 'Mediapart' sobre os vínculos dos jogadores do Mónaco, é possível perceber que o clube francês tinha alguns contratos secretos com certos jogadores, como Ricardo Carvalho, Jérémy Toulalan e Eric Abidal.

No caso de Abidal, Daniel Bique, responsável pelo departamento jurídico do AS Mónaco, chamou a atenção do agente do antigo lateral francês para a necessidade de se fazer um contrato paralelo ao já existente para contornar as regras.

"As regras do LFP não permitem que se tenha uma cláusula no contrato onde o vínculo de um jogador é estendido por um certo período se jogar um determinado número de partidas. É por isso que uma extensão automática como essa só pode ser acordada num contrato secreto", pode-se ler num e-mail de Daniel Bique enviado ao agente de Abidal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.