O Marselha recuperou, este domingo, a liderança, que partilha com o Paris Saint-Germain e o Lyon, ao vencer no Vélodrome o Saint-Etiénne por 1-0, no encontro que encerrou a 19.ª jornada da Liga francesa de futebol.

O golo decisivo, que valeu ao Marselha três preciosos pontos, foi marcado pelo avançado ganês André Ayew, já em período de compensações para o intervalo, aos 45+1.

Como o resultado indica, foi uma vitória “arrancada a ferros”, pois o Saint-Etiénne nunca se rendeu e vendeu cara a derrota, sobretudo na segunda parte, durante a qual forçou o Marselha a defender com “unhas e dentes” o solitário golo de Ayew.

De resto, os últimos minutos foram de aflição para a defesa marselhesa, que recuou e foi sujeita a forte pressão do ataque dos forasteiros, em busca do empate, que esteve para acontecer aos 73 e 87 minutos.

Em face deste resultado, o campeonato francês está ao rubro ao fim de 19 jornadas, com um trio de líderes, que comanda, com 38 pontos, e que se perfila para uma luta árdua, ombro a ombro, pela conquista do título.

O PSG e o Lyon tinham vencido os seus jogos na sexta-feira e no sábado, frente a Brest e Nice, respetivamente, pelo mesmo resultado (3-0), e aguardavam por uma eventual escorregadela dos marselheses.

Entretanto, o Toulouse, sem Yannick Djaló, que está lesionado, recebeu e venceu hoje por 2-0 o Sochaux, no qual alinhou outro jogador português, Rafael Dias, enquanto o Valenciennes fez valer o fator casa e bateu o Évian por 2-1.