O Marselha segurou este domingo a liderança da Liga francesa de futebol, depois de neutralizar as intenções do Paris Saint-Germain, num jogo em que houve um “bis” de Ibrahimovic e outro de Gignac.

Em dia de clássicos europeus, Marselha e Paris Saint-Germain (PSG) imitaram os vizinhos espanhóis e, tal como FC Barcelona e Real Madrid, empataram a dois golos, todos eles marcados na primeira parte.

As contas eram simples: se a equipa de Carlo Ancelotti vencesse, assumia a liderança da Liga Francesa, por ter uma melhor diferença de golos.

Mas não foi preciso recorrer ao desempate estatístico, porque Gignac anulou, aos 32 minutos, o trabalho eficaz e o protagonismo de Zlatan Ibrahimovic.

Ao avançado sueco do PSG justificou o estatuto de estrela maior do emblema parisiense ao bisar no espaço de dois minutos (23 e 25), mas foi ofuscado por Gignac, autor não só do golo do empate, mas também do primeiro dos marselheses, logo aos 17 minutos.

O resultado serviu os interesses do Marselha, primeiro com 19 pontos, mais três do que o seu adversário de hoje.

Quem não aproveitou o “clássico” da jornada foi o Lyon, que esteve a ganhar por 1-0 ao Lorient, mas acabou por conceder o empate (1-1), perdendo a oportunidade de ultrapassar o PSG na classificação.

A responsabilidade da distribuição de pontos coube a Aliadière que, no regresso dos balneários, igualou o marcador que tinha sido inaugurado por Gomis, aos 23 minutos.

O Lyon ocupa o terceiro posto, com 15 pontos, mais um do que o quarto, Lorient.

Antes, já o Bordéus, derrotado em Newcastle (3-0) para a Liga Europa na quinta-feira, estendeu a sua invencibilidade no campeonato a 15 jogos, ao empatar 1-1 com o Brest.

A última derrota na Liga francesa do sexto classificado, que soma 14 pontos em oito jogos, foi a 08 de abril, quando perdeu por 1-0, em Caen.