O Mónaco, treinado por Leonardo Jardim, qualificou-se hoje para os oitavos de final da Taça de França de futebol, ao ganhar em casa do Chambly por 5-4, após prolongamento, num jogo em que esteve a vencer por 3-0.

A equipa de Leonardo Jardim, com João Moutinho a titular, esteve a ganhar por 3-0, mas consentiu o empate perante uma aguerrida equipa do Chambly, do terceiro escalão do futebol francês, que aproveitou os erros dos monegascos.

O Mónaco entrou bem no jogo e aos 16 minutos fez o primeiro, depois de um cruzamento de Lemar que Guido Carrillo só teve de encostar. Aos 35, os papéis inverteram-se: Carrillo fez, de cabeça, a assistência para o golo de Thomas Lemar.

Após algumas ameaças do Chambly e oportunidades desperdiçadas pelo Mónaco antes do intervalo, o terceiro golo pertenceu ao jovem de 18 anos Kylian Mbappé, já na segunda parte, aos 48 minutos.

Nove minutos mais tarde, o Chambly reduziu pelo defesa Soubervie, com um tiro de primeira, de fora da área, e a equipa ganhou alento. Aos 81, três minutos depois de ter entrado em campo, Gendrey fez de cabeça o 3-2.

Aos 87, Andrea Raggi viu o cartão vermelho direto por uma entrada dura e complicou a vida do Mónaco, que permitiu o empate nos descontos. Aos 90+3, Soubervie ‘bisou’ e forçou o prolongamento.

No sexto minuto do prolongamento, N’Doram aproveitou um canto em que a defesa do Chambly o deixou sozinho para fazer o quarto golo dos monegascos, que voltavam à liderança do encontro.

Aos 102 minutos, e de novo na sequência de um canto, o polaco Kamil Glik fez o 5-3, mas o resultado não ficaria por aí: na segunda parte do tempo extra, Popelard ainda reduziu para os homens da casa (111).

Nos outros jogos da tarde, destaque para a vitória do Bastia sobre o Nancy, por 2-0, enquanto o Angers recebeu e venceu o Caen por 3-1.

O ‘secundário’ Auxerre eliminou o Saint-Etiénne, quinto do campeonato francês, no prolongamento, com golos de Yattara (97) e Touré (105), depois do ‘nulo’ verificado nos 90 minutos.

Também o Guingamp, oitavo classificado da liga francesa, precisou do prolongamento para levar de vencida o Les Herbiers, do terceiro escalão (2-1).