O Los Angeles FC (LAFC) sagrou-se campeão da US Open Cup ao derrotar na final o Sporting Kansas City por 3-1 na noite de quarta-feira (26), com um golo do francês Olivier Giroud e outro do mexicano Omar Campos, no prolongamento.
Giroud abriu o ativo no início do segundo tempo (53') no BMO Stadium, mas o alemão Erik Thommy empatou pouco depois (60') levando o jogo para o prolongamento.
O jovem lateral Omar Campos, aos 102 minutos, e o serra-leonês Kei Kamara, aos 109, marcaram os golos que deram ao LAFC o primeiro título do torneio de futebol mais antigo dos Estados Unidos, que chegou à sua 109ª edição.
A equipa de Los Angeles sucede como novo campeão desta competição de formato de eliminatória o Houston Dynamo, que há um ano derrotou na final o Inter Miami, que não pôde contar com Lionel Messi devido a uma lesão.
Tanto Giroud como o guarda-redes Hugo Lloris, dois campeões do Mundo em 2018 pela França, comemoraram a sua primeira taça no futebol dos Estados Unidos, onde chegaram esta temporada.
"Vim aqui para ganhar troféus e disputar este tipo de finais. Estou muito feliz por marcar nesta final e ajudar a equipa (…) Este jogo deverá dar-nos muita confiança para o resto da temporada", disse Giroud.
Embora não tenha entrado em campo, o atacante mexicano Carlos Vela conquistou o título como capitão do LAFC. Vela, líder da franquia desde a sua fundação em 2018, ficou afastado da equipa durante os primeiros sete meses da temporada da Liga Norte-Americana (MLS), até voltar ao plantel na semana passada.
Omar Campos brilha
Um mês depois de perder a sua primeira final pelos Los Angeles FC na Leagues Cup, Olivier Giroud mostrou pouca precisão no primeiro tempo ao desperdiçar uma oportunidade criada por Denis Bouanga.
O atacante de 37 anos compensou no início do segundo tempo com uma bola recuperada pelo LAFC no meio campo. O espanhol Sergi Palencia deu para o polaco Mateusz Bogusz na ponta direita, que entrou para Giroud rematar para o fundo das redes.
O Sporting Kansas City, que teve como titular o atacante mexicano Alan Pulido, empatou sete minutos depois devido a um erro na saída de bola da equipa da casa.
Depois de uma perda de bola no seu campo para Timothy Tillman, o húngaro Dániel Sallói dominou pela esquerda e fez a assistência para o alemão Tommy que rematou de primeira no ângulo.
O LAFC, que acumulava três derrotas consecutivas em finais, soube gerir o nervosismo e encaminhou a vitória com uma grande jogada individual do mexicano Campos, que avançou pela esquerda na área, cortou para dentro e rematou colocado de pé direito, para o fundo das redes.
A festa dos 22 mil adeptos da equipa de Los Angeles ficou completa quando Kamara desviou de cabeça outro cruzamento de Bouanga para o fundo das redes.
Após o seu primeiro título da MLS em 2022, o LAFC perdeu a final seguinte da liga norte-americana e da Liga dos Campeões da Concacaf em 2023.
Este ano sucumbiu diante do Columbus Crew na final da Leagues Cup, torneio conjunto entre as ligas norte-americana e mexicana.
A US Open Cup, torneio equivalente à Taça de Portugal, é realizada desde a temporada de 1914.
Comentários