Lionel Messi está entre os três finalistas para o prémio de 'Rookie' do Ano da Major League Soccer (MLS), anunciados esta quinta-feira. O avançado argentino está na lista de potenciais vencedores do prémio, isto apesar de ter jogado apenas seis partidas da liga pelo Inter Miami.

O avançado de 36 anos, que levou a Argentina a ganhar o Campeonato do Mundo no Qatar, levou o Inter Miami à conquista da 'Leagues Cup', um torneio com equipas da MLS e da liga mexicana.

Messi apenas fez o seu primeiro jogo na MLS a 26 de agosto, entrando na segunda parte e marcando um golo na vitória do Inter por 2-0 sobre os New York Red Bulls, resultado que interrompeu uma série de 11 jogos sem vencer.

No entanto, uma lesão na perna no final da temporada deixou Messi de fora dos relvados na parte final da temporada; o argentino viu a sua equipa terminar no último lugar da classificação da MLS, falhando assim a qualificação para os playoffs.

Desde que assinou com o Inter Miami em julho, Messi tem sido um grande atrativo financeiro para a MLS, impulsionando as vendas de camisolas, a compra de bilhetes de época da MLS, bem como vendas de bilhetes em todos os estádios onde o Inter Miami jogou.

Os rivais de Messi para o prémio de 'Rookie' do ano, são o avançado grego Giorgos Giakoumakis, do Atlanta United, e o médio alemão Eduard Lowen, do St. Louis City. Messi também estava entre os jogadores nomeados para o prémio de Jogador Mais Valioso da MLS, mas acabou por não figurar entre os três finalistas.

O trio de finalistas inclui o vencedor da Bota de Ouro da MLS, Denis Bouanga, internacional pelo Gabão que atua no Los Angeles FC, o médio argentino Luciano Acosta, do FC Cincinnati, equipa líder de vitórias na temporada regular, e ainda Thiago Almada, do Atlanta United