A Liga Muçulmana foi a Vilanculos arrancar um empate polémico diante do Vilankulos FC, em partida a contar apara a 20ª ronda do Campeonato Moçambicano de Futebol, Moçambola 2013. Esta divisão de pontos, mantêm os Muçulmanos no topo da tabela classificativa com 40 pontos.

A deslocação a aquele ponto turístico de Inhambane não foi de todo pacífico para a equipa de Litos que viu-se em desvantagem ainda na primeira parte, pois Fernando apontou o golo para os «Marlins», este que foi o seu terceiro golo na prova.

A Liga Muçulmana procurou dar resposta a esta desvantagem, mas encontrou pronta resposta da equipa orientada por Akil Marcelino que luta para fugir dos lugares incómodos e que dão direito a despromoção do Moçambola.

Foi assim que o jogo chegou até ao minuto 90 com a equipa do Vilankulos FC em vantagem, tendo o árbitro Sérgio Lopes concedido mais seis minutos de compensação, devido as paragens que foram verificando-se ao longo da segunda parte.

Quando todo mundo acreditava que o jogo terminaria com a vantagem do Vilankulos FC, eis que o árbitro Sérgio Lopes decidiu assinalar uma grande penalidade contestada pelos jogadores, equipa técnica, dirigentes e adeptos da equipa da casa, isto aos 97 minutos.

Ainda assim, Josimar foi chamado a cobrar e fê-lo da melhor forma colocando o resultado em um igual, com que terminou a partida.

Após o apito final, o trio de arbitragem formado por Sérgio Lopes, Salomão Filipe  (1ºAssistente) e Bento Chengerenao (2º  assistente) teve que permanecer 40 minutos no interior do relvado para escapar a fúria dos adeptos que queriam descarregar a sua ira sobre a equipa de arbitragem que, segundo a sua opinião, influenciou no resultado final da partida.