Moçambique não foi além de um empate a zero no jogo amigável diante da Suazilândia, realizado esta quarta-feira no Estádio Nacional de Zimpeto. A partida serviu de preparação para a receção à Guiné Conakri a 24 de Março, num encontro referente à fase de qualificação para o Mundial 2014.

Durante os 90 mintos, os forasteiros foram os que mais situações de golo criaram, primeiro aos 23 minutos da primeira parte, com um cabeceamento de Welile para cima do travessão.

A melhor oportunidade para os Mambas, aconteceu aos 28 minutos da primeira parte. Lanito irrompe pela direita e faz um cruzamento para Kito e este remata para uma defesa apertada do guarda-redes Ngomezulu.

No final do jogo, o selecionador nacional Gerts Engeles mostrou-se insatisfeito com o resultado, afirmando que «o empate foi bom mais para eles do que para nós. Tivemos maior posse de bola, mas criámos poucas situações que pudessem ter resultado em golo, o que é preocupante».

Engels atribuiu a pálida exibição dos Mambas ao facto de época futebolística, concretamente o Moçambola 2013, ainda não ter iniciado, o que prejudica o ritmo competitivo dos jogadores selecionados.

Depois de defrontar a Suazilândia, Moçambique volta a entrar em cena na próxima segunda-feira, diante do Botswana, numa semana crucial em que os Mambas devem afinar a sua máquina para defrontarem a Guiné Conakri.

Eis a ficha Técnica:

ÁRBITRO: Nhleko Simanga (Suazilândia), auxiliado por Francisco Machel e Ivo Francisco. Quarto árbitro: Aníbal Armando.

MOÇAMBIQUE: Acácio; João Mazive (Manucho), Gabito, Manuelito I e Dito (Jeitoso); Alvarito, Manuelito II (Reinildo) e Kito; Andro (Sanito), Diogo e Lanito.

SUAZILÂNDIA: Xolani; Betram, Jerome, Shana e Mabila;Bandehorst (Twaia), Tsabedze (Carringthon), Mahelele (Tsabedze) e Darren (Vuyani); Welile (Zweli) e Stenkamp (Muzi).