O Ministro-Adjunto e para os Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, está em Maputo, capital moçambicana, a convite do Ministro da Juventude e Desporto, Fernando Sumbana Júnior, para cumprir um vasto programa de revitalização da cooperação entre os dois países.

Um dos momentos marcantes da estada de Relvas em Maputo será a atribuição, pelo Governo lusitano, do Colar de Honra de Mérito Desportivo a Mário Coluna, em cerimónia a acontecer esta quinta-feira, no Centro Cultural da Embaixada de Portugal, em Maputo.

Este será um reconhecimento bem merecido àquele que foi um dos maiores ícones do futebol português e capitão da sua seleção lusa no Campeonato Mundial de 1966, em Inglaterra.

Na sua brilhante carreira futebolística, Mário Coluna, para além de ter sido capitão do Sport Lisboa e Benfica, seu clube, foi também da seleção militar e da célebre formação lusitana que em 1966, na Inglaterra, ganhou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo.

Entretanto, a cooperação nas áreas da Juventude e do Desporto, entre Moçambique e Portugal, será revitalizada ao longo desta semana, quando os dois países rubricarem documentos relativos ao programa executivo para este ano, no âmbito do protocolo existente entre os dois países.

Esta terça-feira, logo após a chegada a Maputo, Miguel Relvas e a sua comitiva manterão um encontro bilateral de trabalho com o Ministério da Juventude e Desporto, no qual serão discutidos os aspetos que corporizarão o programa executivo a ser assinado na manhã de quarta-feira. Basicamente, o programa contempla diversas realizações e troca de delegações entre os dois países, com Portugal, em particular, a prestar assistência técnica em vários domínios e modalidades desportivas.

Durante a sua estada em Moçambique, Miguel Relvas, que no seu país responde pelo pelouro do desporto, visitará o Estádio Nacional do Zimpeto, a Academia Mário Esteves Coluna, na Namaacha, e as instalações da RTP-África, assim como tomará parte na cerimónia de lançamento do jornal desportivo A Bola em Moçambique.

Nesta deslocação a Moçambique, Miguel Relvas faz-se acompanhar pelo presidente do Instituto português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, e pelos presidentes das Federações Portuguesas de Futebol, Fernando Gomes, de Atletismo, Jorge António de Campos Vieira, e de Voleibol, Vicente Henrique Gonçalves de Araújo.