O Vilankulo não vai comparecer a jogo frente ao Costa do Sol, pontuável para 5.ª jornada do Moçambola 2013.

Em comunicado, a direção do clube justifica esta medida com o cansaço dos jogadores, devido as deslocações anteriores, e a facto de a Liga Moçambicana de Futebol ter disponibilizado tardiamente as verbas para transporte da comitiva até Maputo.

O clube de Chiquinho Conde não entende o «desembolso tardio dos fundos por parte da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) à empresa transportadora da equipa, efetuado às 11 horas desta quinta-feira, sabido que o clube tem de se deslocar 800 quilómetros de estrada até Maputo para jogar no sábado».

O Vilankulo refere ainda um «relatório médico da equipa, que outorga cansaço dos jogadores», daó querer «preservar a integridade física e psíquica de cada um dos jogadores bem como da respetiva equipa técnica».

Por tudo isto, o Vilankulo FC diz que «não existem condições para que [a equipa] se desloque a Maputo para o jogo deste sábado». No comunicado, a direção pede «sinceras desculpas, na esperança de haver compreensão por parte de todos».

O clube já havia ameaçado desistir do Moçambola devido as largas distâncias que tem de percorrer todas as semanas.

A Liga Moçambicana de Futebol ainda não reagiu a esta tomada de posição do Vilankulo FC.

 Eis o comunicado na íntegra.

 O Vilankulo Futebol Clube, através da sua direção e equipa técnica, vem por este meio comunicar a todos os órgãos de informação, adeptos e público no geral, que o clube não se fará presente ao jogo deste sábado diante do Costa do Sol. O mesmo é relativo à quinta jornada do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola-2013, marcado para o Campo do Costa do Sol em Maputo.

Entende o clube que, pelos seguintes motivos:

1. Desembolso tardio dos fundos por parte da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) à empresa transportadora da equipa, efetuado às 11 horas desta quinta-feira (18), sabido que o clube tem de se deslocar 800 quilómetros de estrada até Maputo para jogar no sábado;

2. Chegada tardia (terça-feira, 16) da equipa à vila de Vilankulos depois de percorrer cerca de 1000 quilómetros de estrada - oriunda de Tete onde defrontou, na passada segunda-feira (15), o Chingale de Tete em jogo da quarta jornada - consubstanciando à necessidade de um período de repouso e de treino dos atletas, estes que têm de ser submetidos a uma outra viagem terrestre de 800 quilómetros para jogar neste sábado;

3. Acusação "positiva" e não favorável do Relatório Médico da Equipa que outorga cansaço dos jogadores, o que conclui haver impossibilidade para equipa [a] percorrer 800 quilómetros de estrada e [b] jogar no dia seguinte.

4. Necessidade de preservar a integridade física e psíquica de cada um dos jogadores bem como da respetiva equipa técnica.

Não existem condições para que se desloque à Maputo para o jogo deste sábado (20).

Contudo e ciente dos transtornos que esta comunicação eventualmente possa causar, o Vilankulo FC endereça desde já as mais sinceras desculpas, na esperança de haver compreensão por parte de todos.