O vigésimo campeonato do mundo de futebol a decorrer no Brasil desde o passado dia 12 de junho está a ser disputado de uma maneira especial, face ao equilíbrio registado tanto na primeira fase como nos oitavos de final, disse hoje à Angop o treinador principal do Petro-Atlético de Luanda, Alexandre Grasseli.

Analisando a fase de grupos e dos oitavos de final desta competição, o brasileiro justificou que deste equilíbrio verificou-se o afastamento de equipas candidatas, como a Espanha (detentora do troféu), para além de Portugal, onde atua o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, e da Itália, assim como o apuramento de tantas outras equipas menos cotadas, como os Estados Unidos da América, Costa Rica, Nigéria e Argélia.

Nos oitavos, segundo o técnico, alguns jogos foram decididos na série de grandes penalidades e período de prolongamento, daí a justificação do equilíbrio nesta competição.

Quanto aos níveis apresentados por seleções de cada continente, indicou que os representantes europeus foram afetados negativamente pelo clima (temperaturas altas), enquanto os sul-americanos foram os maiores beneficiados nesta vertente.

“O clima quente contribuiu em parte na fraca prestação das seleções europeias, sobretudo nos jogos agendados às 13 horas brasileiras e 17h em Angola, enquanto os sul-americanos, como Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica e Porto Rico, foram os que mais beneficiaram pelo facto de pertencerem na mesma região que o país organizador.

Quanto aos “embaixadores” africanos destacou a participação da Argélia, principalmente no jogo diante da Alemanha para os oitavos de final, onde os argelinos perderam no prolongamento por 1-2.

Questionado sobre possíveis candidatos a atingir à final, disse ser difícil avançar, mas pelo comportamento das equipas apontou o próprio Brasil, na qualidade de anfitrião e de possuir jogadores de nível acentuado, assim como a Alemanha pelo bom futebol que está a praticar.

Os quartos-de-final iniciam-se esta sexta-feira, com a França a defrontar a Alemanha e o Brasil a Colômbia. Outras partidas desta eliminatória são Holanda/Costa Rica e Argentina/Bélgica (sábado).