Portugal já conhece os possíveis adversários no apuramento para o Mundial2022. Com o fim da fase de grupos da Liga das Nações, ficou definido os potes para o sorteio da fase de qualificação europeia, que terá lugar no dia 07 de dezembro, em Nyon, Suíça.

Para este sorteio, Portugal é um dos cabeças-de-série, pelo que vai estar no pote 1 por ser uma das equipas com melhor ranking FIFA neste momento (5.º colocado). A divisão das 55 equipas pelos seis potes será decidida com base no ranking 'FIFA' do próximo dia 26 de novembro.

A qualificação Europeia terá 10 grupos de cinco e seis seleções. As quatro equipas que vão disputar a 'final four' da Liga das Nações (França, Itália, Bélgica e Espanha) vão ficar em grupos de cinco seleções.

A fase de grupos decorre entre 24 de março e 16 de novembro de 2021. Os vencedores dos dez grupos apuram-se diretamente para o Mundial que se realiza no Qatar.

Depois da Liga das Nações, a qualificação para o Mundial. O que muda em 2021?
Depois da Liga das Nações, a qualificação para o Mundial. O que muda em 2021?
Ver artigo

Os segundos classificados de cada grupo seguem para o play-off e a estas 10 equipas juntam-se os dois melhores vencedores dos respetivos grupos na Liga das Nações que não tenham conseguido o apuramento direto ou o acesso ao play-off via grupos da qualificação. Ou seja, a vitória num grupo da Liga das Nações deste ano pode ser o bilhete para o play-off de acesso, independentemente da Liga em que está a equipa.

Estas 12 equipas presentes nos play-offs são depois divididas em três 'caminhos', três minitorneios, à semelhança do que aconteceu com o play-off para o Euro2020. Ou seja, as doze equipas são divididas em três caminhos - quatro equipas para cada - onde encontrarão um dos restantes três adversários numa meia-final a uma mão. Depois das 'meias', segue-se uma final entre os vencedores das meias-finais, igualmente a uma mão, onde o vencedor conquista o bilhete para o Mundial.

Os play-offs estão marcados para 24, 25, 28 e 29 de março de 2022 e completarão a lista de 13 equipas europeias presentes da próxima grande competição de futebol do futebol mundial.

Mundial2022: Os potes para o sorteio da qualificação Europeia

Pote 1: Bélgica, França, Inglaterra, PORTUGAL, Espanha, Croácia, Itália, Dinamarca, Alemanha, Holanda

Pote 2: Suíça, Polónia, Suécia, País de Gales, Áustria, Ucrânia, Turquia, Sérvia, Eslováquia, Roménia

Pote 3: Rússia, República Checa, Noruega, Hungria, República da Irlanda, Escócia, Islândia, Irlanda do Norte, Finlândia, Grécia

Pote 4: Bósnia, Eslovénia, Montenegro, Macedónia, Albânia, Bulgária, Bielorrússia, Israel, Geórgia, Luxemburgo

Pote 5: Arménia, Chipre, Ilhas Faroé, Azerbaijão, Estónia, Kosovo, Cazaquistão, Lituânia, Letónia, Andorra

Pote 6: Malta, Moldávia, Liechtenstein, Gibraltar, San Marino

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.