O Campeonato do Mundo de Clubes, no seu novo modelo competitivo, está a menos de um ano de acontecer, e acaba de sofrer um contratempo que poderá influenciar os prémios a receber pelas equipas participantes.

De acordo com a imprensa internacional, a FIFA e a empresa Apple não terão chegado a acordo relativamente aos direitos televisivos da competição, isto mesmo depois da empresa norte-americana ter apresentado uma proposta no valor de mil milhões de dólares.

Contudo, tal valor era quatro vezes inferior ao pretendido pela FIFA, o que levou o acordo a cair. De tal forma que a organização que rege o futebol mundial colocou uma nota no seu site a anunciar um concurso para a venda dos direitos televisivos do Mundial de Clubes.

Acredita-se assim que este percalço poderá influenciar o valor a receber pelas equipas participantes na competição, e nas quais se incluem Benfica e FC Porto, já que o iminente acordo entre FIFA e Apple há muito era conhecido.

No âmbito deste acordo, as 32 equipas iriam receber 50 milhões de euros apenas por marcar presença, podendo ver esse valor aumentar à medida que avançavam na prova.

O novo Campeonato do Mundo de Clubes terá lugar entre os meses de junho e julho de 2025, nos Estados Unidos.