O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, elogiou hoje a forma “valente” como a seleção portuguesa feminina de futebol se bateu no Mundial de 2023, após o empate 0-0 com os Estados Unidos, bicampeões em título.

“A seleção nacional feminina de futebol fez história, com a primeira participação num Mundial. Bateu-se valentemente. Obrigado a todas as jogadoras e à equipa técnica”, escreveu o presidente da Assembleia da República na conta oficial no Twitter.

Portugal empatou hoje 0-0 frente aos Estados Unidos, bicampeões do mundo femininos de futebol, em Auckland, na Nova Zelândia, na terceira jornada do Grupo E do Mundial, mas ficou, na estreia, pela primeira fase do Mundial de 2023.

Apesar de ter empatado pela primeira vez frente à seleção norte-americana, ao 11.º jogo, e no primeiro oficial, a seleção portuguesa termina o agrupamento no terceiro posto, com quatro pontos, a três de Países Baixos, que hoje golearam o Vietname (7-0), e a um dos Estados Unidos, que avançam para os oitavos de final.

Portugal encerra a estreia em Mundiais, na nona edição, após um desaire por 1-0 frente às neerlandesas e a primeira vitória de sempre em fases finais, com o triunfo frente às vietnamitas por 2-0, com golos Telma Encarnação e Kika Nazareth.