O jogo entre a África do Sul e o Senegal, de qualificação para o Mundial de futebol de 2018, vai ter de ser repetido, por causa da irradiação do árbitro que o dirigiu, o ganês Joseph Odartei Lamptey.
A FIFA, que informou hoje da repetição do jogo, relembra que a sua Comissão de Disciplina tinha em março decidido a irradiação do árbitro justamente por ter influenciado o resultado daquele jogo, em 12 de novembro de 2016, com a vitória dos sul-africanos por 2-1.
Depois, foi necessário esperar para uma confirmação do castigo por parte do Tribunal Arbitral do Desporto, o que aconteceu agora.
Ainda não está fixado um dia para o jogo, apenas se sabe que será em novembro.
Em 20 de março, logo após o polémico jogo, os senegaleses pediram à Confederação Africana de Futebol (CAF) e à FIFA que investigassem a atuação do árbitro, que teria "adotado decisões escandalosas a favor da seleção sul-africana", nomeadamente grandes penalidades duvidosas e faltas sobre os senegaleses não assinaladas.
Após análise do caso, Lamptey começou por ser suspenso por três anos, para depois o castigo chegar à irradiação.
Com esta decisão, o grupo D africano continua a ser comandado por Burkina Faso e Cabo Verde, com seis pontos em quatro jogos. O Senegal está com cinco pontos, mas agora com um jogo a menos, e a África do Sul tem um ponto, em três jogos.
Comentários