O susto de poder vir a falhar pela primeira vez a presença numa fase final de um Campeonato do Mundo de futebol parece estar a passar para o Brasil, com a seleção canarinha a golear na noite de terça-feira o Peru por 4-0.

Depois do suado triunfo de sexta-feira por 2-1 sobre o Chile, o Brasil somou duas vitórias consecutivas pela primeira vez em 2024 com uma goleada caseira.

Raphinha abriu o ativo aos 38 minutos, na transformação de uma grande penalidade, e converteu depois mais um penálti a abrir o segundo tempo para tranquilizar os adeptos. Aos 71 minutos, Luiz Henrique assistiu Andreas Pereira para o 3-0 e foi o próprio Luiz Henrique a fechar a contagem em 4-0 a passe de Igor Jesus.

Na classificação da fase de apuramento para o Mundial 2026 (que vale seis lugares de qualificação direta para a prova), com esta vitória o Brasil igualou no 3.º lugar, com 16 pontos, o Uruguai, que empatou sem golos na receção ao Equador, e com menos 3 do que o Paraguai, segundo classificado (venceu 2-1 a Venezuela) e menos seis do que a líder Argentina.

Quanto ao Peru, que vinha da sua única vitória até ao momento nesta qualificação, segue no 9.º e penúltimo lugar, com seis pontos, apenas à frente do Chile.