O treinador luso Leonardo Jardim afirmou hoje que tem "plena confiança" nas hipóteses de qualificação da seleção portuguesa para o Mundial2022 de futebol, em entrevista à agência noticiosa francesa France-Press (AFP).

Leonardo Jardim mostrou-se confiante na capacidade de Portugal em ultrapassar os 'play-offs', com Turquia e o vencedor do Itália-Macedónia do Norte, que o separam da fase final, deixando elogios ao selecionador nacional, Fernando Santos, e à equipa, que considera ser “muito boa”.

"Tenho plena confiança nestes jogadores. Temos uma equipa muito boa. Também tenho plena confiança no nosso treinador. Fernando Santos é o único que ganhou troféus com Portugal e penso que ele irá qualificar a equipa", disse.

O treinador madeirense considera que Portugal se encontra, juntamente com Itália, numa 'segunda linha' de candidatos à conquista da competição, atrás de “algumas seleções europeias e do Brasil”.

"As favoritas são sempre as mesmas, algumas europeias e o Brasil. A Argentina, menos, e a Espanha está a fazer melhor. Depende também da forma no momento, e do sorteio. Dependendo disso, há também equipas como Portugal ou Itália que podem conseguir algo", afirmou.

O técnico português, que passou por clubes como o Sporting e o Mónaco, rejeitou ainda um fim de era na seleção das ‘quinas’, com o aproximar da retirada de algumas das figuras que marcaram o trajeto da equipa lusa nos últimos anos, entre as quais Cristiano Ronaldo e Pepe, jogadores que “trazem experiência”.

"Portugal tem muitos jovens jogadores. Entre os jogadores titulares, sete ou oito, incluindo Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Rúben Dias, são ainda jovens e formam a espinha dorsal da equipa nacional. Depois, claro, há o [Cristiano] Ronaldo, mas também Pepe, [José] Fonte e [João] Moutinho, que trazem experiência. Não sei quanto tempo mais vão ter, vai depender da capacidade de todos para jogar ao mais alto nível", disse Jardim.

A seleção portuguesa de futebol defronta, na quinta-feira, a Turquia, em encontro das meias-finais do caminho C do ‘play-off’ de acesso à fase final do Mundial2022, que se realiza no Estádio do Dragão, no Porto, a partir das 19:45.

Caso vença a seleção turca, Portugal vai disputar a final da qualificação a 29 de março, com o vencedor do embate entre Itália e Macedónia do Norte.

Portugal tem de ultrapassar as duas eliminatórias para chegar à fase final do Mundial2022, sendo que, se isso não acontecer, falhará a primeira grande competição de seleções desde o campeonato do mundo de 1998, disputado em França.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.