A Itália foi finalmente batida em jogos de qualificação para Mundiais e Europeus, ao ser goleada pela Espanha por 3-0, em jogo de apuramento para o Mundial2018.

No Santiago Bernabéu, em Madrid. Julen Lopetegui, antigo treinador do FC Porto, montou uma equipa a jogar com Asensio a falso nove, o que baralhou a formação transalpina.

Aproveitou Isco para fazer o 1-0 aos 14 minutos, de livre direto. O médio do Real Madrid aumentou a contagem aos 40 minutos, num remate de pé esquerdo de fora da área, que Buffon não conseguiu travar.

No segundo tempo, já com Morata em campo, a Espanha fez o 3-0 pelo avançado que trocou o Real Madrid pelo Chelsea, depois de uma assistência de Sérgio Ramos, aos 77 minutos.

Destaque para David Villa, que entrou para o lugar de Isco aos 89 minutos e regressou aos jogos da seleção espanhola, três anos depois.

A derrota é muito amarga para a Itália que vê assim interrompida a série de imbatibilidade em jogos de qualificação para Europeus e Mundiais, que já durava 11 anos (recorde mundial). A última derrota da Itália tinha sido frente a França, numa altura em que Thiery Henry ainda jogava. Nessa derrota, o antigo avançado do Arsenal visou, Sidney Gouvou fez o outro golo gaulês. Gilardino reduziu para a Squadra Azzurra. Em apuramentos para Mundiais, a última derrota verificou-se em 2004, frente à Eslovénia.

Os transalpinos ficam com 16 pontos menos três que os espanhóis que têm o caminho aberto para o apuramento direto ao Mundial2018, quando faltam três jogos por realizar.

Nos outros jogos do grupo G a Albânia venceu o Liechtenstein. A Macedónia foi até Israel vencer por 1-0, com golo de Goran Pandev.