Os Estados Unidos são a primeira seleção qualificada para os oitavos de final do Mundial de futebol de sub-20, depois de hoje terem goleado a Nova Zelândia por 4-0, enquanto a Argentina perdeu e está em risco.

Em jogo da segunda jornada do grupo A, os norte-americanos somaram a segunda vitória na competição, com um triunfo por 4-0 à anfitriã do Mundial, em Auckland, num dia em que a Ucrânia também goleou, com um 6-0 a Mianmar.

Os Estados Unidos garantem desde já o apuramento para os oitavos de final, mesmo que percam na terceira e última jornada do grupo, com a Ucrânia, com quatro pontos, ainda na luta e que até pode ser primeira se vencer os norte-americanos.

A Nova Zelândia tem hipóteses muito ténues de qualificação: precisa que a Ucrânia perca o seu último jogo e tem muitos golos de desvantagem (um saldo negativo de quatro golos, contra seis positivos dos ucranianos).

Depois dos pontos o primeiro critério de desempate é a diferença de golos marcados e sofridos, seguindo-se o maior número de golos marcados nos jogos do grupo e só depois o confronto direto, os pontos das equipas nos jogos entre si.

No grupo A, os Estados Unidos marcaram por Rubin (06 e 83 minutos), de Hyndman (33) e Arriola (58), e a Ucrânia contou com os golos de Yaremchuk (51), Luchkevych (54), Kobalenko (57 e 77), Sobol (68) e Biesiedin (71).

Em risco neste Mundial de sub-20 está a Argentina, país com mais títulos na categoria, seis (1979, 1995, 1997, 2001, 2005, 2007), que perdeu com o Gana na segunda jornada do grupo B, por 3-2.

A seleção sul-americana esteve a perder por 3-0, num jogo em que o Gana, que teve Osei (do União da Madeira) e Boateng (do Rio Ave) como suplentes, marcou por Tetteh (44 minutos), Aboagye (59) e Yeboah (69 de grande penalidade).

A Argentina ainda ‘correu’ atrás do resultado, mas os golos de Giovanni Simeone (89) e Emiliano Buendia (90) já chegaram tarde.

No outro jogo do grupo, a Áustria venceu o Panamá por 2-1, o que deixa o Gana na liderança (quatro pontos), seguido dos austríacos (quatro pontos), e depois por Argentina e Panamá, ambos com um ponto.

Na terceira jornada, na sexta-feira, a Argentina defronta a Áustria e o Panamá o Gana, o que ainda pode deixar – em caso de triunfo de argentinos e panamianos – tudo igualado no grupo B da competição.

Com as equipas muito equilibradas também na diferença de golos, com um golo positivo para o Gana (4-3) e Áustria (3-2) e um negativo para Argentina (4-5) e Panamá (3-4), a vitória dos segundos pode baralhar em muito o apuramento.

Ao Gana e à Áustria basta um empate, mas se os seus adversários vencerem a Argentina tem o trunfo de ser a equipa com mais golos marcados, critério de desempate a seguir à diferença de golos.

Para os oitavos de final da competição apuram-se os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos, mais os quatro melhores terceiros classificados.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.