O Mundial 2010 está a mudar a África do Sul. Estradas em obras, edifícios em remodelação, estádios e infra-estruturas em fase de acabamento.

Joanesburgo está transformada num estaleiro e, à primeira vista, parece estar instalado o caos no trânsito de algumas das principais artérias de Joanesburgo.

Mas, tal como garante ao Sapo Desporto Danny Jordaan, CEO da organização sul-africana do Mundial 2010, “tudo vai estar pronto antes do fim de Abril”.

O responsável refere que, neste momento, “estão em marcha os ajustes finais das vias de acesso de forma a adequá-las à quantidade de pessoas que compram bilhete para vir à África do Sul durante o Mundial”.

No que respeita aos estádios, está, presentemente, em curso “uma inspecção técnica para determinar se há alguma coisa a afinar” nas arenas onde as 32 equipas vão disputar o título de campeão do mundo, salienta ainda Danny Jordaan.

O ex-libris das arenas é o Soccer City, em Joanesburgo. É neste estádio que será dado o pontapé de saída para o Mundial 2010 e onde será também disputada a grande final. Quando faltam pouco mais de 70 dias para o início, este estádio está pronto para ser entregue à FIFA.

Nas ruas de Joanesburgo, os sul-africanos parecem compreender os benefícios que chegam com as melhorias das vias de comunicação e parecem pacientes perante o caos causado em algumas das artérias mais concorridas nas horas de ponta.

Nas rádios está também em curso uma campanha que apela à paciência e cuidado dos automobilistas. É frequente ouvir, nas diversas frequências, que todo este transtorno serve para a melhoria das condições rodoviárias das cidades. E, de facto, regra geral, as estradas em Joanesburgo apresentam-se em excelentes condições.