Em 16 participações - apenas falhou o Mundial de 1950 -, a tricampeã Alemanha chegou sempre à segunda fase, um "hábito" que quererá manter no Mundial2010, no qual está integrada no Grupo D, juntamente com Sérvia, Gana e Austrália.
Nas duas últimas edições, a "mannschaft" ficou no pódio - segunda em 2002 e terceira em 2006 -, mas o título mundial foge aos germânicos desde o Itália90, em que Andreas Brehme deu o triunfo à então RFA na final frente à Argentina, de Maradona.
Na fase de qualificação, a Alemanha não sofreu qualquer derrota em 10 encontros e cedeu apenas dois empates, vencendo o Grupo 4, com quatro pontos de avanço sobre a Rússia.
No Mundial2010, os germânicos, desfalcados do lesionado Michael Ballack, terão, com certeza, na memória o falecido guarda-redes Robert Enke, ex-jogador do Benfica, que fez metade da qualificação rumo à África do Sul.
Depois da péssima participação no Mundial2006 - então como Sérvia e Montenegro -, a Sérvia, herdeira da antiga Jugoslávia, surge com aspirações de chegar à segunda fase, sobretudo após da excelente campanha de qualificação.
O conjunto sérvio venceu, com alguma surpresa, o Grupo 7, relegando a favorita França para o "play-off".
Na mesma "poule" estará uma das mais fortes selecções africanas da actualidade, o Gana, que no início do ano foi vice-campeã da Taça das Nações Africanas, em Angola, perdendo a final para o tricampeão Egipto.
Comandada pelo médio Michael Essien, a selecção do Gana apresenta na sua equipa vários jogadores campeões do Mundo de sub-20 em 2009, como Samuel Inkoom e Johnatan Mensah.
Com boas indicações deixadas em 2006, em que foi eliminada pela Itália nos oitavos de final, graças a uma muito duvidosa grande penalidade, a Austrália regressa ao Mundial, mas, desta feita, passando pela fase de qualificação asiática.
Apesar de algumas dificuldades na primeira fase (duas derrotas em seis jogos), a Austrália conseguiu a qualificação para a ronda seguinte, em que tranquilamente garantiu o apuramento, com seis vitórias e dois empates em oito jogos.
Os vários trintões da equipa - Schwarzer, Cahill, Kewell, Emerton, Chipperfield, Neill, entre outros - dão à equipa um capital de experiência que poderá ter faltado em 2006.
Calendário do Grupo D:
- 1.ª jornada:
Alemanha - Austrália, 13 junho (20:30), Durban.
Sérvia - Gana, 13 junho (16:00), Tshwane/Pretória.
- 2.ª jornada:
Alemanha - Sérvia, 18 junho (13:30), Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth.
Gana - Austrália, 19 junho (16:30), Rustenburg.
- 3.ª jornada:
Gana - Alemanha, 23 junho (20:30), Joanesburgo.
Austrália - Sérvia, 23 junho (20:30), Nelspruit.
Comentários