Cada jogo do Mundial de Futebol 2010, que decorreu na África do Sul, foi visto por uma média de 875 mil telespectadores portugueses, audiência aquém das de 2006, informam dados hoje revelados pela agência de meios Initiative.

Nessa altura, a televisão em sinal aberto transmitiu menos 36 partidas do que este ano, tendo a selecção portuguesa atingido as meias-finais da competição, elementos que explicam o decréscimo da audiência média registada no Mundial decorrido na África do Sul.

A audiência média dos jogos de Portugal no Mundial deste ano foi de 1,9 milhões de telespectadores, enquanto que a total ascende aos 3,3 milhões.

Em comparação com o Mundial de 2006, informa a Inititive, assinala-se a diminuição de perto de um milhão de telespectadores na audiência média.

Entre os jogos sem a participação da equipa portuguesa, a final entre Holanda e Espanha e a meia-final que opôs Alemanha e Espanha foram os jogos com maior audiência média.

No que refere às audiências mensais, a Initiative refere que "apesar de a RTP1 ter transmitido os jogos" da selecção portuguesa "e outras 28 partidas do mundial, tal não foi suficiente para ultrapassar a TVI", líder no mês de Maio, no período do campeonato".

"Ainda assim, o canal estatal viu diminuir a diferença para com a TVI (26,3 por cento na RTP e 26,8 por cento a TVI)", sublinha a agência de meios.

Já no que concerne ao perfil do espectador, a Initiative diz que em eventos desportivos como o Mundial de futebol "o perfil da audiência é cada vez mais transversal a todas as idades, classes e sexos".

O público feminino, segundo os dados hoje divulgados, "teve um maior peso na audiência dos jogos com a participação" de Portugal quando comparado com os restantes jogos do mundial ou "mesmo com os tradicionais jogos de futebol da primeira liga".