O Japão entrou em campo como uma das grandes surpresas deste Campeonato do Mundo, tendo sido primeiro de um grupo que incluía as antigas campeãs do mundo Espanha e Alemanha. Numa partida muito equilibrada, os japoneses mostraram-se sempre muito organizados e procurando explorar o erro de uma Croácia que não conseguia traduzir o seu aparente domínio da partida em oportunidades de golo.

Assim, foi mesmo a seleção asiática que se adiantou no marcador já em cima do intervalo. Aos 43 minutos, um canto marcado à maneira curta levou a bola para área onde acabou para sobrar para Daizen Maeda que não perdoou e levou os japoneses em vantagem para o intervalo.

Na segunda parte a Croácia procurou reagir e acabou por chegar ao empate aos dez minutos da etapa complementar. Cruzamento de Lovren na direita e Ivan Perisic a aparecer na passada e a cabecear para o empate. Até ao final dos 90 minutos a partida manteve-se dividida, com oportunidades de parte a parte. Perante este equilíbrio, não foi de espantar que a partida chegasse ao prolongamento, o primeiro deste Mundial.

Tudo sobre o Mundial2022: jogos, notícias, reportagens, curiosidades, fotos e vídeos

No prolongamento manteve-se a toada dos 90 minutos, Croácia com maior iniciativa de jogo e o Japão à procura de lançar ataques rápidos e beneficiar da velocidade da sua frente de ataque. Assim, e perante a quase inexistência de oportunidades de golo, o jogo acabou por ser decidido através do desempate por grandes penalidades.

Dos onze metros os croatas acabaram por ser mais competentes e venceram por 3-1. Destaque para Livakovic que parou três grandes penalidades.

Com este resultado a Croácia consegue ultrapassar mais uma eliminatória após os 90 minutos, a sexta consecutiva. Os vice-campeões do mundo irão defrontar nos quartos de final o vencedor do jogo entre Brasil e Coreia do Sul.

O SAPO está a acompanhar o Mundial mas não esquece as vidas perdidas no Qatar. Apoiamos a campanha da Amnistia Internacional e do MEO pelos direitos humanos. Junte-se também a esta causa. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.