Sem surpresa, Lionel Messi foi eleito Melhor Jogador do Mundial2022. O craque argentino terminou a prova com sete golos, ele que só não marcou diante da Arábia Saudita.

Messi sucede ao croata Luka Modric, que tinha sido eleito o melhor em 2018, e é o segundo argentino a vencer o prémio, instituído pela FIFA em 1982, sucedendo a Diego Armando Maradona, vencedor a ‘solo’ do Mundial de 1986.

Enzo Fernández foi eleito Melhor Jogador Jovem do Mundial2022. O médio de 21 anos, que joga no Benfica, entrou para a titularidade a partir da derrota com a Arábia Saudita e tornou-se num dos melhores jogadores dos argentinos na prova.

Veja o vídeo

Emiliano Martínez foi galardoado com o prémio de Melhor Guarda-redes.

Por seu lado, o francês Kylian Mbappé, com três golos na final, arrebatou o título de melhor marcador, com um total de oito, mais um do que o argentino Lionel Messi.

A Argentina conquistou hoje pela terceira vez o Mundial de futebol, repetindo 1978 e 1986, ao vencer a França por 4-2 no desempate por grandes penalidades, após 3-3 nos 120 minutos, em Lusail, no Qatar.

Os sul-americanos marcaram os quatro penáltis no desempate, enquanto os franceses, que defendiam o título, falharam dois, por Coman e Tchouaméni, o primeiro detido por Emiliano Martínez.

No tempo regulamentar, Lionel Messi, aos 23 e 108 minutos, o primeiro de penálti, e Ángel Di Maria, aos 36, marcaram para os sul-americanos, enquanto Kylian Mbappé somou um ‘hat-trick’ para os franceses, aos 80, 81 e 118, o primeiro e o último de grande penalidade.