O selecionador Vicente del Bosque afirmou hoje que a seleção espanhola “está à altura de defender o título de campeão”, um dia antes da estreia, frente à Holanda, no Mundial2014 de futebol, no Brasil.

Em conferência de imprensa, realizada em Salvador da Baía, o técnico realçou, a propósito, que a equipa tem “vontade e ambição”, e que “estará à altura do que significa a defesa do título”, na quinta-feira (17h00 locais, 21h00 em Portugal continental), no Arena Fonte Nova de Salvador.

“Estamos todos emocionados com a possibilidade de disputar um Campeonato do Mundo e jogaremos com a experiência das conquistas do passado”, disse Del Bosque, para quem “é satisfatório recordar o passado, mas o mais importante é olhar em frente”.

O embate marcado para sexta-feira reedita a final do Mundial2010, na África do Sul, a qual foi vencida pela Espanha.

“Em quatro anos, a Holanda terá mudado muito, numa proporção de 17 contra seis novos jogadores, no que diz respeito à sua renovação. Nós, portanto, temos uma seleção estabilizada desde 2010”, referiu Del Bosque.

O técnico espanhol elogiou ainda o seu homólogo holandês, Louis Van Gaal, futuro treinador dos ingleses do Manchester United, por ser “um homem que viveu toda a vida o futebol”, reconhecendo tratar-se de “um excelente treinador e, apesar das muitas mudanças, mantém a essência do jogo holandês”.

O médio Xavi Hernandez, por sua vez, realçou o trio composto por Robin Van Persie, Wesley Sneijder e Arjen Robben, “temíveis no contra-ataque”, enquanto o “capitão” e guarda-redes Iker Casillas fez notar que “a Espanha quer estar tão bem como esteve na África do Sul”, mesmo sabendo que “todos a querem vencer”.

“Estamos motivados para conquistar uma segunda estrela para a nossa camisola (símbolo de campeões do Mundo). Temos sido a melhor seleção nos últimos quatro anos, mas temos humildade e ambição suficientes, pelo que a equipa vai estar forte na defesa do título”, concluiu Casillas.