A Argentina empataou 1-1 com a Islândia, na estreia no Grupo D, mas perante o domínio total da seleção das Pampas, não espanta que tenha caído mais um recorde.

De acordo com a GoalPoint, Javier Mascherano, que jogava a central no Barcelona, atuou na sua posição de origem, a médio, e dos 141 passes que realizou, conseguiu completar 133, batendo o recorde de passes certos em Campeonatos do Mundo desde que há este dado estatístico, a partir do Mundial de 1966. Isto no dia em que somou a 144.ª internacionalização, batendo Javier Zenetti como jogador com mais partidas pela 'albiceleste'.

Facto do dia: Mascherano bate registo de passes de Verón
Facto do dia: Mascherano bate registo de passes de Verón Facto do dia: Mascherano bate registo de passes de Verón créditos: GoalPoint

O anterior máximo, de 132 passes, pertencia a Juan Sebastián Verón, outro argentino. O antigo jogador da Lázio e Manchester United fixou esse registo a 22 de junho de 2010, numa partida ante a Grécia.

Esta é uma variável totalmente dominada por sul-americanos. Em terceiro e quarto lugar no “top 5” de passes certos em Mundiais surge o brasileiro Dunga, que em 1994 fez 126 passes certos na final frente a Itália (17 de julho) e 118 contra a Suécia (28 de junho). No quinto posto surge mais um argentino, Fernando Redondo, com 115 entregas certas ante a Nigéria, e no mesmo Mundial de 1994 (a 25 de junho).

Esta partida com a Islândia trouxe mais alguns dados curiosos (fonte: GoalPoint):

- Com base nos dados a partir de 1966, apenas Luigi Riva registou mais remates num encontro do Mundial sem marcar do que Lionel Messi (13 ante a Suécia e Israel, em 1970); Messi fez 11.

- Ángel Di Maria soma já 23 passes para ocasião em fases finais de Mundiais, sem que registe qualquer assistência.

- A Argentina falhou os dois últimos penáltis de que dispôs em Mundiais, por Ariel Ortega ante a Suécia, em junho de 2002, e Lionel Messi frente à Islândia, este sábado.