Arranca no próximo dia 20 de Novembro o 22º Campeonato do Mundo de futebol, a realizar-se no Qatar. Trata-se do primeiro mundial disputado no inverno, altura em que as temperaturas são mais amenas naquele país do Médio Oriente.
Oito estádios irão receber 64 jogos ao longo de 28 dias, naquela que é a maior competição futebolística do planeta.
A prova arranca com o jogo entre os anfitriões Qatar e o Equador, partida relativa ao Grupo A, onde estão ainda Países Baixos e Senegal.
Portugal marca a sua oitava presença num Mundial, a sua sexta consecutiva. No que a instalações diz respeito, a seleção nacional vai ficar hospedada no Al Samriya Autograph Collection Hotel, treinando no complexo desportivo do Al-Shahania.
A equipa das Quinas está inserida no Grupo H, juntamente com o Uruguai, Gana e Coreia do Sul. O primeiro jogo da equipa portuguesa esta marcado para o dia 24 de Novembro, em Doha, diante do Gana.
Confira aqui todos os grupos:
Grupo A
Qatar
Equador
Países Baixos
Senegal
Grupo B
Inglaterra
Irão
Estados Unidos
País de Gales
Grupo C
Argentina
Arábia Saudita
México
Polónia
Grupo D
França
Dinamarca
Austrália
Tunísia
Grupo E
Alemanha
Espanha
Japão
Costa Rica
Grupo F
Bélgica
Croácia
Marrocos
Canadá
Grupo G
Brasil
Suíça
Sérvia
Camarões
Grupo H
PORTUGAL
Uruguai
Coreia do Sul
Gana
Na lista de possíveis selecionados de Fernando Santos existem ainda alguns pontos de interrogação; se Diogo Jota e Pedro Neto são cartas fora do baralho, já Pepe e Nuno Mendes estão em dúvida, uma vez que se encontram atualmente lesionados.
O selecionador nacional poderá levar 26 jogadores para um mundial onde, pela primeira vez, serão possíveis cinco substituições durante o jogo, mais uma no caso da partida ir para prolongamento.
De referir ainda que, desde que foi anunciado como país anfitrião, o Qatar gastou qualquer coisa como 225 mil milhões de euros na construção e organização da prova. Apesar dos muito dinheiro gasto, o custo maior acabou por se cifrar nas 6.500 mortes de trabalhadores na construção das infraestruturas do Campeonato do Mundo.
Comentários