Já há um primeiro dado que coloca Portugal em destaque no Mundial 2022.

De acordo com um relatório do Observatório do Futebol (CIES) publicado esta segunda-feira, a Seleção Portuguesa está no topo do ranking dos países do Mundial, no que respeita aos minutos de utilização dos jogadores na presente temporada.

Para esta distinção, contribuíram João Cancelo e João Félix e vamos perceber o porquê. O lateral do Manchester City tem 4.468 minutos nas pernas esta temporada e é o jogador da 'Equipa das Quinas' com maior taxa de utilização até ao momento. Em sentido inverso, João Félix é, da comitiva lusa, o que soma menos ritmo com apenas 2.205 minutos.

Tudo sobre o Mundial2022: jogos, notícias, reportagens, curiosidades, fotos e vídeos

Ainda assim, em termos individuais, não estão no topo da lista comparativamente a jogadores de outras seleções. O que coloca Portugal no topo é o valor médio calculado entre Cancelo e Félix que dá 3.378 minutos, valor imediatamente superior à Seleção Brasileira (3.329), Mexicana (3.258) e Alemã (3.216). No final da lista está o anfitrião Qatar com apenas uma média de 1.348 minutos.

No que respeita aos jogadores, o guarda-redes Milan Borjan do Canadá está no topo da lista com 5.430 minutos disputados, ao invés de Mohammed Muntari, do Qatar, com apenas, leu bem, 67 minutos nas pernas esta temporada.

O SAPO está a acompanhar o Mundial mas não esquece as vidas perdidas no Qatar. Apoiamos a campanha da Amnistia Internacional e do MEO pelos direitos humanos. Junte-se também a esta causa. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.