O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, encontrou-se hoje, pela primeira vez, com o homólogo da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Pedro Rocha, com vista à candidatura ibero-marroquina à organização do Mundial2030.

“Depois de vários contactos telefónicos nos últimos dias, hoje encontraram-se pessoalmente, numa reunião de trabalho no Mónaco com foco no Campeonato Mundo de 2030”, pode ler-se na nota divulgada pelo organismo espanhol.

Os dois dirigentes salientaram que candidatura conjunta é uma prioridade para ambas as federações e está “acima de pessoas ou circunstâncias específicas”.

Pedro Rocha assumiu de forma interina o cargo ocupado por Luis Rubiales, suspenso 90 dias pela FIFA, no sábado, na sequência da atual polémica que evolve o presidente agora afastado, após um beijo na boca à jogadora Jenni Hermoso, na final do Mundial feminino, em Sydney, na Austrália, em 20 de agosto, que a Espanha venceu.

Portugal, Espanha e Marrocos protagonizam uma candidatura à organização do Mundial2030, que, numa fase inicial, chegou a contar com a Ucrânia, havendo ainda a intenção de organização conjunta dos sul-americanos Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

Por terra ficou a pretensão de unir três confederações, com Arábia Saudita, Egito e Grécia.