O Mordovia Arena de Saransk, onde Portugal conclui o Grupo B do Mundial2018, contra o Irão, de Carlos Queiroz, foi ‘parto’ difícil, pois o projeto esteve para ser cancelado devido à falta de fundos.

O estádio foi apresentado pela primeira vez no princípio de 2010 e, depois de várias reformulações à proposta inicial, as obras começaram no fim de 2011, mas os trabalhos progrediram muito lentamente e em 2012 estagnaram por escassez de financiamento, só recuperando o ritmo normal de execução no termo de 2014.

Regularmente referida como Estádio Saransk, no contexto do campeonato do Mundo, o Mordovia Arena será a casa nova do modesto FC Mordovia Saransk e contará com capacidade para 45.000 espetadores, bem acima das suas necessidades, pelo que após o Mundial, este número será drasticamente reduzido.

Ainda não é consensual, porém deverá variar entre os 22.000 aos 30.000 lugares, mais adequados à realidade do clube que, mesmo no auge desportivo, poucos seguidores cativa: garantiu agora o regresso à II Liga e 10.000 adeptos já superam o esperado pelos seus responsáveis.

A escolha de Saransk como uma das 11 cidades-sede do Mundial foi uma surpresa, uma vez que a pitoresca localidade não tem uma grande ligação ao futebol nem dimensão que o justificasse - o governador da região da Mordovia é filho de um amigo íntimo do presidente Vladimir Putin.

Apesar do investimento de 245 milhões de euros, aqui vão ser disputados apenas quatro jogos, todos da fase de grupos, incluindo o Portugal–Irão, em 25 de junho.

As paredes e a cobertura do recinto são feitas de uma única concha de painéis metálicos perfurados em cores solares, que devem representar o sol, o calor, a abertura e a hospitalidade local.

Esta obra também é dedicada ao 1000.º aniversário da união dos mordovos aos povos da Rússia, sendo que a combinação dos vivos laranjas, vermelhos e brancos é uma referência à paleta de tonalidades usada no seu artesanato.

Ficha do Mordovia Arena:

- Cidade: Saransk.

- Estado: Inaugurado 21 de abril de 2018.

- Capacidade: 44.442.

- Eventos possíveis: Futebol e eventos culturais.

- Distância para o aeroporto: sete quilómetros.

- Distância para o centro da cidade: quatro quilómetros.

- Transportes públicos: autocarro e elétrico.

- População da cidade: 315.000 habitantes.

- Clube: FC Mordovia Saransk.

- Jogos (4):

Fase de grupos:

16 jun, Peru - Dinamarca (Grupo C), 17:00 (horas portuguesas).

19 jun, Colômbia - Japão (Grupo H), 13:00.

25 jun, Irão - Portugal (Grupo B), 19:00.

28 jun, Panamá - Tunísia (Grupo G), 19:00.