A Colômbia apurou-se esta noite para os quartos de final do Mundial2014, onde irá medir forças com o anfitrião Brasil, depois de vencer hoje o Uruguai, por 2-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Um triunfo convincente e plenamente desenhado pela arte do genial James Rodriguez, o craque de 22 anos que assinou os dois golos e garantiu um feito inédito ao seu país em cinco participações em Campeonatos do Mundo de futebol.

Com uma fase de grupos invicta, a Colômbia não demorou a puxar dos galões e impôs o seu futebol de posse e transições bem apoiadas perante um Uruguai que não pode contar com a sua referência Luís Suárez, depois da suspensão decretada pela FIFA como consequência da dentada a Chiellini.

Apesar de algum equilíbrio inicial, o Uruguai não conseguia apresentar a mesma contundência de outros jogos. A organizada defesa colombiana afastava Forlán e Cavani da baliza de Ospina, que pouco trabalho tinha nos primeiros minutos. Já os 'cafeteros' expressavam outra acutilância no momento de atacar, muito por culpa do talento de James Rodriguez e Cuadrado, que procuravam combinar com os pontas de lança Jackson Martinez e Teofilo Gutierrez.

Porém, o "nó" só foi desatado aos 28 minutos com uma obra de arte do antigo jogador do FC Porto. De fora da área, James dominou a bola de peito e atirou de primeira sem deixar a bola cair no chão. Um tiro magnífico que só parou dentro da baliza de Muslera e que adiantava a Colômbia no marcador.

O Uruguai tentou então reagir, mas a seleção comandada por Jose Pekerman mantinha o controlo da partida.

Após o intervalo, os uruguaios regressaram ainda com mais determinação e entrega, mas nada conseguiram fazer perante novo golo de James. Aos 50', o número 10 colombiano só teve de encostar para a baliza uruguaia, depois de uma excelente assistência de cabeça de Cuadrado. Era o 2-0 na partida e começava a desenhar-se como inevitável o apuramento colombiano.

Oscar Tabarez ainda mexeu na equipa e o máximo que conseguiu foi empurrar os colombianos para a sua defesa. Foi então a hora do guardião Ospina brilhar, com várias intervenções seguras a manter o 2-0 na partida.

A reação do Uruguai acabou por não se traduzir nos números do jogo e assim a Colômbia reservou pela primeira vez na história um lugar entre as oito melhores equipas do Mundial. E James Rodriguez reforça a sua candidatura a estrela deste Mundial, liderando já os melhores marcadores com cinco golos em quatro jogos.