Marrocos qualificou-se hoje para os quartos de final do Mundial de futebol de 2022, ao vencer a Espanha por 3-0, no desempate por penáltis, no sétimo encontro dos ‘oitavos’, em Doha, marcando encontro com o vencedor do Portugal-Suíça.

Após 120 minutos sem golos, os africanos, que, nas cinco anteriores participações tinham como melhor registo a presença nos oitavos de final, em 1986, marcaram três dos seus quatro pontapés, enquanto os espanhóis falharam os três.

Foi um jogo muito disputado e equilibrado, com oportunidades de golo para ambas as equipas. Como seria de esperar, a Espanha assumiu grande parte das despesas da partida, sem qual se traduzisse num domínio substancial; isto porque Marrocos, equipa muito organizada na sua retaguarda, nunca se coibiu de procurar o ataque, tendo colecionado um punhado de boas oportunidades para marcar.

Tudo sobre o Mundial2022: jogos, notícias, reportagens, curiosidades, fotos e vídeos

Perante a ineficácia dos ataques foram as defesas que estiveram em destaque, levando o nulo até ao prolongamento e, posteriormente, para as grandes penalidades. Aí a figura acabou por ser o guardião marroquino Bounou que travou dois penaltis e viu o poste negar mais um, permitindo a Hakimi (nascido em Espanha) dar a vitória a Marrocos com um pontapé à 'Panenka'.

Nos quartos de final, num jogo marcado para sábado, pelas 15:00 (em Lisboa), no Estádio Al Thumama, em Doha, Marrocos defronta o vencedor do embate entre Portugal e Suíça, que fecham hoje os ‘oitavos’, a partir das 19:00 (em Lisboa), em Lusail.

É a primeira vez que a equipa marroquina alcança aos quartos-de-final e a terceira derrota consecutiva de Espanha no desempate por grandes penalidades. 'Nuestros hermanos' somam quatro desaires através da 'lotaria' dos penalties em Campeonatos do Mundo (1986, 2002, 2018 e 2022), mais do que qualquer outra seleção mundial.

O quadro dos quartos de final, que fica hoje completo, tem já definidos os seguintes duelos: Inglaterra-França, Países Baixos-Argentina e Croácia-Brasil. Falta definir quem joga contra Marrocos

O SAPO está a acompanhar o Mundial mas não esquece as vidas perdidas no Qatar. Apoiamos a campanha da Amnistia Internacional e do MEO pelos direitos humanos. Junte-se também a esta causa. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.