A seleção italiana ficou-se hoje por de um nulo frente à República da Irlanda, em jogo de preparação para o Mundial 2014 em futebol, marcado pela possível lesão grave do médio ofensivo do AC Milan Riccardo Montolivo.
Foi ao minuto oito que tudo aconteceu, numa bola dividida a meio campo entre Montolivo e o defesa central irlandês Alex Pierce, na sequência do qual o médio do AC Milan se lesionou, suspeitando-se de uma fratura da tíbia da perna esquerda.
As pernas dos dois jogadores chocaram e a reação imediata de Montolivo deixou logo no ar a suspeita de se tratar de uma lesão de alguma gravidade, a qual, a confirmar-se nas próximas horas, significará o fim do Mundial para o jogador italiano.
Os jogadores transalpinos pareceram acusar o infortúnio do colega e fizeram uma exibição modesta, como o atesta o nulo final, num jogo que teve poucos motivos de interesse.
O selecionador italiano, Cesare Prandelli, fez descansar neste teste várias unidades vitais para a “squadra azzurra”, desde o guarda-redes Buffon, aos titulares habituais Giorgio Chiellini, central da Juventus, ao incontornável veterano Andrea Pirlo, passando pelo controverso Mário Balotelli. Nenhum deles saiu do “banco”.
A Itália jogou num 4x4x2, com um losango a meio-campo, e dois avançados, mas nunca encontrou soluções para ultrapassar a organização defensiva dos irlandeses.
A Itália integra o grupo D do Mundial 2014, juntamente com o Uruguai, a Inglaterra e a Costa Rica.