O futebol inglês e a Premier League aparecem dominantes no Mundial2022, com apenas o Qatar, anfitrião, e a Arábia Saudita a ‘resistirem’ e a não terem qualquer jogador na lista de convocados a atuar nesse país.

Ao todo, a Liga inglesa vai estar representada em 26 seleções, incluindo a portuguesa, num total de 131 jogadores e, se o universo for alargado para as divisões inferiores, esse número aumenta para 160, e chega a 30 equipas.

Por isso mesmo, no campeonato das ‘big-5’, a Inglaterra lidera com autoridade, com a Espanha a aparecer no segundo lugar, com 82 (principal escalão) e 85 no total.

Só Arábia Saudita e Qatar, seleções em que todos os jogadores convocados atuam nos respetivos campeonatos locais, resistem ao ‘charme’ britânico e ao poderio da Premier League, embora Austrália, Costa Rica, Canadá e Tunísia apenas consigam contar com jogadores de ligas como o Championship (segundo escalão) e League One (terceiro).

As restantes 26 seleções terão a sua ‘costela’ inglesa, com Portugal, além da própria Inglaterra e do País de Gales, a ser uma das que mais tem ligação à Premier League.

José Sá, Rúben Dias, João Cancelo, Diogo Dalot, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Rúben Neves, João Palhinha, Matheus Nunes e Cristiano Ronaldo fazem parte das opções de Fernando Santos e atuam todos em Inglaterra.

A Premier League tem praticamente o dobro de jogadores no Qatar do que Alemanha, terceiro mais representante, com 79, e Itália, com 70, embora a Serie A tenha a ‘desculpa’ da ‘squadra azzurra’ não ter conseguido alcançar a qualificação, o que faria elevar o número final.

A França, com apenas 57 jogadores, fecha o campeonato das ‘big-5’, mas o cenário muda de figura na questão de clubes, acabando o emblema mais representado por não ser inglês.

O Bayern Munique, com 17 jogadores, supera Manchester City e FC Barcelona, ambos com 16, e será, à partida, o clube mais representado no Qatar, com o Al-Saad, que domina a convocatória dos anfitriões, a fechar o pódio, com 15.

Mesmo longe dos melhores dias, o Manchester United consegue meter 14 futebolistas no Mundial2022, à frente, por exemplo, do Real Madrid, atual campeão europeu, com 13.

Fora das ‘big-5’, o Ajax é que terá mais ‘influência’ no Qatar, com 11 jogadores, número bem maior que FC Porto e Benfica, ambos com seis, e Sporting, com quatro.

O Mundial2022 vai decorrer de 20 de novembro a 18 de dezembro, no Qatar.