O futebolista Cristiano Ronaldo está hoje fora dos titulares de Portugal, para o encontro com a Suíça, dos ‘oitavos’ do Mundial2022, num ‘onze’ que conta com mais sete alterações, face ao jogo com a Coreia do Sul.

O selecionador luso, Fernando Santos, confessou, na segunda-feira, que não gostou “mesmo nada” da atitude do avançado, no momento de ser substituído na derrota com os sul-coreanos (2-1), na derradeira ronda da fase de grupos.

Contudo, não chegou a revelar se Ronaldo iria entrar de início, confirmando-se, agora, que o ‘capitão’ das ‘quinas’ não continua a merecer a mesma confiança do técnico para constar entre as primeiras opções.

O estatuto de que beneficia nas escolhas de Fernando Santos parece estar verdadeiramente ameaçado, já que, nos 80 jogos em que utilizou Ronaldo, só em outros três deles não o lançou de início: dois com Andorra, um oficial em 2017 e um particular em 2020, e, mais recentemente, com a Espanha, na Liga das Nações, em Sevilha.

De resto, no Estádio Lusail, o palco onde Portugal bateu o Uruguai (2-0), Diogo Costa mantém-se dono da baliza lusa, atrás de um quarteto defensivo composto por Diogo Dalot, Pepe e os regressados Rúben Dias e Raphaël Guerreiro, por troca com António Silva e João Cancelo, respetivamente.

Tudo sobre o Mundial2022: jogos, notícias, reportagens, curiosidades, fotos e vídeos

Ao meio-campo voltam William Carvalho, Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Otávio por troca com Vitinha, Matheus Nunes, Rúben Neves e João Mário.

No ataque, Gonçalo Ramos estreia-se a titular pelos lusos, para ‘fazer’ de Ronaldo, na companhia de João Félix, que tinha sido suplente não utilizado com os sul-coreanos, ocupando a posição que foi de Ricardo Horta.

Onze de Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; William e Otávio; Bernardo Silva, Bruno Fernandes e João Félix; Gonçalo Ramos.

Onze da Suíça: Sommer, Edimilson Fernandes, Akanji, Schaer e Ricardo Rodríguez; Freuler e Xhaka; Shaquiri, Sow e Vargas; Embolo.

Portugal e Suíça defrontam-se no último dos oito jogos dos oitavos de final, a partir das 22h00 locais (19h00 em Lisboa), no Estádio de Lusail.

O vencedor do Portugal-Suíça irá medir forças nos quartos de final com Marrocos, que eliminou Espanha nos quartos de final.

O quadro dos quartos de final, que fica hoje completo, tem já definidos os seguintes duelos: Inglaterra-França, Países Baixos-Argentina e Croácia-Brasil.

O Mundial2022 decorre até 18 de dezembro, no Qatar.

*Artigo atualizado

O SAPO está a acompanhar o Mundial mas não esquece as vidas perdidas no Qatar. Apoiamos a campanha da Amnistia Internacional e do MEO pelos direitos humanos. Junte-se também a esta causa. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.