Os dados da Initiative referem-se apenas aos jogos da equipa portuguesa frente à Costa do Marfim, Coreia do Norte e Brasil numa análise que se divide quanto ao visionamento em casa, fora de casa, por canais e por impacto nos investimentos publicitários nas transmissões de jogos.
Segundo os dados, em média, os jogos de Portugal foram seguidos na RTP1 por perto de 1,7 milhões de espectadores, cerca de mais um milhão de seguidores do que os restantes jogos da fase de grupos.
O jogo Portugal – Coreia do Norte foi o mais visto em casa, com 1,9 milhões de telespectadores, na RTP1 enquanto o jogo com maior share foi o Portugal-Brasil com 81 por cento de telespectadores sintonizados.
A análise das audiências indica ainda que os portugueses não gostam de ver os jogos do Mundial sozinhos optando por se juntar com amigos, colegas de trabalho ou familiares.
O visionamento dos jogos da selecção nacional é normalmente uma ocasião para os adeptos se juntarem e este Mundial não foi excepção.
De acordo com um estudo on-line realizado pela Initiative em parceria com o portal Sapo, apenas 22 por cento dos inquiridos acompanharam sozinhos os jogos da equipa portuguesa e 23 por cento seguiram as partidas de futebol em grupos com mais de 10 pessoas.
Os jogos de Portugal foram seguidos maioritariamente pelos cibernautas no local de trabalho já que foram transmitidos em dia útil e em horário laboral.
O mesmo não se verificou com o segundo jogo de Portugal, transmitido às 12:30, em que se registou uma maior dispersão entre os locais trabalho, casa, café ou restaurante.
Este estudo revelou ainda que a televisão e a Internet são os meios preferidos pelos cibernautas para ver os jogos da selecção nacional.
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