Luiz Felipe Scolari afirmou que Portugal é candidato a vencer o Mundial2014. O selecionador do Brasil coloca a seleção lusa no lote de oito equipas que podem sagrar-se campeões do Mundo no Brasil

«No Mundial existirão oito equipas com capacidade de conquistar o título, e uma delas será Portugal, passando esta fase», afirmou Scolari, em declarações proferidas no Palácio da Foz em Lisboa, à margem da apresentação do livro «A Bola ao Ritmo de Fado e Samba», coordenado por Francisco Pinheiro e Victor Andrade de Melo.

Mas para chegar ao Brasil, Portugal tem de garantir o apuramento. A qualificação direta é quase impossível, resta o play-off. O antigo selecionador de Portugal não tem dúvidas sobre o apuramento da seleção de Paulo Bento.

«Eu não vejo as contas complicadas. Veja Portugal atingindo um dos dois objetivos que era chegar ao Mundial. Chega-se ao Mundial através da vitória absoluta, sendo primeiro do grupo, ou sendo segundo, através do playoff. Ninguém de plena consciência acredita que Portugal não vai estar presente no Mundial 2014», frisou Scolari, para depois fazer as contas do apuramento da seleção de Paulo Bento.

«O primeiro torna-se quase impossível porque não há um confronto direto com a Rússia, envolve outros adversários, mas segundo e sendo segundo e passando o playoff o objetivo é atingido. Chegar ao Mundial através do playoff é um caminho mais difícil, mas a equipa de Portugal e principalmente o Paulo Bento tem uma seleção capaz para passar tranquilamente essa fase e chegar ao Mundial», disse Scolari, lembrando que no outro lado do Atlântico a qualificação não é tão difícil como na Europa.

«Não esqueça que disputar eliminatória na América do Sul é muito mais fácil. Aqui quando se joga a qualificação são seis equipas num grupo, sendo que três, por norma, são de qualidade», sublinhou.