O avançado internacional espanhol Ansu Fati vai jogar nos ingleses do Brighton, da Liga inglesa de futebol, até 30 de junho de 2024, por empréstimo do FC Barcelona, anunciou hoje o clube catalão.

Depois de ter sido suplente nos três primeiros jogos de LaLiga, Ansu Fati, de 20 anos, deixa o emblema ‘culé’, quatro anos depois de se ter estreado na equipa principal.

A cedência de Fati ao sexto classificado da última Premier League, que vai disputar a Liga Europa, não inclui opção de compra no fim do empréstimo, ainda segundo o FC Barcelona.

O avançado marcou 29 golos nos 112 jogos em que alinhou, num percurso prejudicado por várias intervenções cirúrgicas, devido a uma lesão no menisco.

Fati herdou a camisola número 10 de Leo Messi, já depois de ter batido praticamente todos os recordes de precocidade no clube catalão: foi o mais jovem a marcar no campeonato, o mais novo a jogar em Camp Nou e o mais novo a estrear-se na Liga dos Campeões.

Desde 20 de outubro de 2021, conta com um contrato válido até ao fim de junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 1.000 milhões de euros.