Em Ewood Park, Van Persie colocou os "gunners" em vantagem, aos 14 minutos, mas a formação da casa deu a volta ao marcador por Dunn (43) e Samba (68), garantindo a subida ao 10.º lugar da "Premier League".

Com esta derrota, o Arsenal, que já está afastado da luta pelo título, manteve o terceiro lugar, que dá acesso directo à Liga dos Campeões da próxima época, com 72 pontos, mais cinco do que o quarto posicionado, o vizinho e rival Tottenham, que tem menos um jogo disputado.

Os "spurs" visitam quarta-feira o terreno do Manchester City, quinto classificado com menos um ponto, e, em caso de empate, o Arsenal garante um lugar na fase de grupos da "Champions".

O dia ficou ainda marcado pela confirmação da despromoção do Hull City, na sequência de um empate 2-2 no estádio do Wigan.

Com este resultado, o Hull, clube que tinha chegado à primeira liga há duas épocas, está matematicamente impedido de alcançar o West Ham, equipa que segue na 17.ª posição no campeonato, último lugar que garante a manutenção.

O Hull juntou-se assim ao Burnley e ao Portsmouth, grupo de equipas que desceu à segunda divisão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.