O Arsenal consolidou hoje o sexto lugar da liga inglesa de futebol, que abre a porta ao 'play off' de acesso à Liga Europa, ao derrotar o West Ham por 4-1 em jogo da 35.ᵃ jornada.

Depois de uma primeira parte sem golos, o espanhol Nacho Monreal colocou os ‘gunners’ em vantagem aos 51 minutos, mas o austríaco Marko Arnautovic restabeleceu a igualdade aos 64 para a equipa do médio português João Mário – que alinhou no ‘onze’ inicial.

Até ao final da partida, a primeira depois do anúncio da saída do seu histórico treinador, Arsène Wenger, no final da época, o Arsenal impôs-se de forma categórica, primeiro por Aaron Ramsey, aos 82 minutos, depois por Alexandre Lacazette, que ‘bisou’, aos 85 e 89 minutos.

O Arsenal fica assim em sexto lugar, com 57 pontos, mais quatro do que o Burnley, sexto, com 53, que hoje empatou no terreno do Stoke City (1-1), enquanto o West Ham caiu para a 15.ᵃ posição, com 35 pontos.

No final do jogo, Arsène Wenger falou sobre a sua saída do Arsenal no final da temporada e comentou todos os elogios que lhe têm feito desde que foi anunciado o fim do seu ciclo nos 'gunners'.

"Quero agradecer todas as palavras simpáticas que me têm dirigido nos últimos dias, recebi mais do que mereço. Foi um fantástico período para mim e estou grato por isso", começou por dizer o técnico francês à BBC.

"Estava focado em vencer o jogo [com o West Ham]. Procurámos ser profissionais e fazer o nosso trabalho mesmo sabendo que as circunstâncias são diferentes. Mostrámos um bom espírito de equipa, foi uma boa preparação para quinta-feira", disse Arsène Wenger sobre o jogo da primeira mão das meias-finais da Liga Europa frente ao Atlético Madrid em Londres.

"Antes de pensarmos em conquistar um troféu temos de passar as meias-finais. Marcar vários golos a uma equipa forte como o West Ham foi um bom ensaio", sentenciou Wenger.