Mikel Arteta saiu em defesa do Everton, clube castigado com a perda de 10 pontos por violar o fair-play financeiro.

O Everton "passou por muitas outras situações difíceis e sempre encontrou uma saída", disse esta sexta-feira (24) o técnico do Arsenal, Mikel Arteta, ex-jogador dos 'Toffees', em conferência de imprensa.

"Sinto-me muito ligado a este clube. É um momento muito difícil. É evidente que isso coloca o clube numa posição muito complicada, mas já esteve em muitas outras situações difíceis e sempre encontra uma forma de seguir em frente", disse o antigo médio que jogou pelo Everton entre 2005 e 2011.

O Everton é um dos clubes mais tradicionais da primeira divisão inglesa, com presença contínua desde 1954/55. Mas muitas vezes luta para se manter na elite, como ocorreu na temporada passada, em que lutou pela permanência até a última jornada.

"Se há uma qualidade que, na minha opinião, descreve esse clube, é a coragem, a determinação e o combate", continuou o treinador espanhol, que lhes desejou "o melhor" na véspera do jogo do Arsenal em Brentford.

Durante a pausa internacional para os jogos das seleções, o Everton foi castigado com a perda de dez pontos na tabela por suposto incumprimento das regras de rentabilidade e viabilidade. Esta é a sanção desportiva mais severa já imposta na história da Liga Inglesa.

O Everton, que estava em 14.º, tinha conquistado três vitórias em cinco jogos antes da sanção. Os 'Toffees' ocupam agora o penúltimo lugar com quatro pontos, dois a menos que o Luton, atual primeira equipa fora da zona de descida de divisão.

Os seus adeptos planeiam realizar diversas ações de protesto ao longo do fim de semana, culminando com a recepção ao Manchester United no domingo no Goodison Park, onde faixas da 'Premier League corrupta' serão distribuídas ao público.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.