A BBC teve acesso ao documento que irá guiar o regresso dos planteis dos clubes ingleses aos treinos na próxima semana.

O documento, que ainda terá de ser aprovado pelos jogadores via Associação de Jogadores Ingleses, explana várias das medidas que foram tomadas tambem pelos clubes portugueses no regresso aos treinos, como a limitação no número de jogadores presentes e a utilização de equipamento individual de proteção nos espaços partilhados.

A Premier League obriga os clubes a proceder a uma desinfecção das bolas, 'bandeirolas' de canto, cones, postes das balizas e até da própria superfície onde os jogadores treinarem, antes de um novo grupo ir treinar. Os grupos, esses, ficarão limitados a cinco atletas, sendo que cada sessão de treino terá a duração máxima de 75 minutos por grupo.

Os jogadores devem de manter o distanciamento entre si, incluindo dentro do campo, em treino, pelo que as faltas, como os 'carrinhos', estão proibidas.

Os atletas serão testados para a COVID-19 duas vezes por semana e todos os dias, antes do treino, terão de responder a um inquérito sobre a sua saúde e terão a sua temperatura corporal medida. Estes dados serão guardados centralmente - este ponto está sujeito ao consentimento dos mesmos e da Associação de Jogadores Ingleses (PFA).

Os jogadores ficam ainda obrigados a utilizar equipamentos de proteção individual e a manter uma "higiene pessoal meticulosa". Além disto, fica proibida a partilha de veículos entre jogadores, além do uso de transportes das equipas e públicos ser tambem ele proibido.

Na próxima quarta-feira, a PFA e a associação de treinadores da Liga irão consultar os membros sobre o protocolo apresentado esta terça-feira. Em caso de aprovação, os jogadores deverão começar a regressar aos relvados para os treinos já na próxima segunda-feira, dia 18.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.