Um ‘bis’ de Harry Kane a acabar, ‘criado’ pelo sul-coreano Heung-Min Son, permitiu hoje ao Tottenham vencer em casa o West Ham por 3-2 e aproximar-se dos lugares cimeiros da Liga inglesa de futebol, à 12.ª jornada.

Num intenso dérbi londrino, os forasteiros estiveram a vencer por 1-0 e 2-1, com golos de Michail Antonio, aos 24 minutos, e do argentino Manuel Lanzini, aos 68, de penálti, fazendo perigar a invencibilidade dos ‘spurs’, que empataram uma primeira vez pelo ‘miúdo’ Harry Winks, aos 51.

Pela segunda vez em desvantagem, o treinador argentino Mauricio Pochettino fez entrar, aos 72 minutos, Son, que acabou por ser decisivo.

O sul-coreano fez assistência para o segundo tento dos locais, com um cruzamento da esquerda que Kane se limitou a encostar, aos 89 minutos, para, em cima do tempo regulamentar, ganhar um penálti, ao ser carregado na área pelo norueguês Havard Nordtveit, que havia entrado aos 85.

Kane não desperdiçou e selou de penálti, aos 90+1 minutos, a sexta vitória dos ‘spurs’, que se colocaram a três pontos dos líderes Liverpool (0-0 em Southampton) e Manchester City (2-1 no reduto do Crystal Palace) e a um de Chelsea (só joga domingo) e Arsenal (1-1 em Manchester, com o United).

Antes, o Manchester City igualou o Liverpool na liderança, ao vencer no terreno do Crystal Palace por 2-1, com dois golos de Yaya Touré, que se estreou pelo ‘citizens’.

O médio costa-marfinense, que não atuava desde agosto, devido a problemas com o técnico Pep Guardiola, apareceu com surpresa no ‘onze’ e acabou por ser determinante, com um ‘bis’ aos 39 e 83 minutos.

Pelo meio, aos 66 minutos, Connor Wickham fez o tento dos locais, que se mantiveram com 11 pontos.

Com este triunfo, o Manchester City passou a somar 27 pontos, os mesmos do Liverpool, que ficou a zero no campo do Southampton. Os internacionais portugueses Cedric e José Fonte completaram os 90 minutos pela equipa da casa.

Com o guarda-redes português Mika na bancada, o Sunderland recebeu e bateu o Hull City, por 3-0, com destaque para um ‘bis’ do nigeriano Anichebe, enquanto o Watford venceu em casa por 2-1 o Leicester, adversário do FC Porto na Liga dos Campeões.

Num jogo que ficou resolvido nos primeiros 15 minutos, com o francês Etienne Capoue e o uruguaio Roberto Pereyra marcaram para o Watford, aos 01 e 12, respetivamente, e o Leicester, atual campeão inglês, respondeu com uma grande penalidade do argelino Riyad Mahrez, aos 15.

Esta derrota deixa a equipa do italiano Claudio Ranieri no 14.º posto, dois pontos apenas acima da zona de despromoção.

Destaque ainda para o surpreendente empate (1-1) caseiro do Everton perante o Swansea City, que continua na última posição, e para o triunfo o Bournemouth no campo do Stoke City (1-0).

No arranque da ronda, Manchester United e Arsenal empataram a um golo, num jogo em que a formação comandada por José Mourinho esteve em vantagem até perto do final.

Em Old Trafford, depois de uma primeira parte sem golos, o espanhol Juan Mata deu vantagem ao Manchester United, aos 69 minutos, mas o francês Olivier Giroud, pouco depois de ter saído do banco de suplentes, impediu o triunfo dos ‘red devils, e salvou os ‘gunners’ da derrota, aos 89.

“Perdemos dois pontos, fomos de longe a melhor equipa. Marcámos um grande golo, podíamos ter marcado mais e acabámos por sofrer na única ocasião que não conseguimos resolver. Faltou-nos a sorte que eles tiveram. Somos a equipa mais azarada da Premier League”, afirmou Mourinho à Sky Sports, no final do encontro.

Com este resultado, o Manchester United manteve-se na sexta posição, a oito pontos da liderança enquanto o Arsenal igualou os 25 pontos do Chelsea, que se isolará na liderança no domingo, caso vença fora o Middlesbrough.