Um dos mais carismáticos nomes do futebol inglês e o homem que "apadrinhou" José Mourinho faleceu há sete anos depois de uma longa batalha contra um cancro nos pulmões.
O lendário treinador inglês faleceu em 2009 com 76 anos depois de deixar marca no futebol mundial, nomedamente em Portugal, onde treinou o Sporting e o FC Porto.
Depois de se ter sagrado duas vezes consecutivas campeão da Holanda pelo PSV Eindhoven, Sir Bobby Robson chegou a Portugal em 1992 para comandar o Sporting pelas mãos de Sousa Cintra, mas o presidente leonino acabaria por demitir o técnico inglês para contratar Carlos Queiroz na segunda temporada do inglês em Alvalade. Já no FC Porto, Robbson encontrou as condições ideiais para sagrar-se bicampeão nacional (1994/95 e 1995/96) e rumar depois ao Barcelona.
Ao cabo de quase duas décadas como jogador, repartindo a carreira entre o Fulham, West Bromwich Albion e Vancouver Royals (Canadá), foi como treinador que o seu nome colheu maior respeito no mundo do futebol, embora tenha no currículo, ainda como futebolista, 20 internacionalizações, quatro golos e as presenças nos Mundiais de 1958 (Suécia) e 1962 (Chile) ao serviço da Inglaterra.
Foi também com a selecção inglesa, mas como treinador, que Bobby Robson se afirmou como um dos melhores treinadores da altura, servindo a equipa de "Sua Majestade" entre 1982 1990.
Em 1986, no México, chegou aos quartos-de-final, eliminado pela futura campeã Argentina, de Diego Armando Maradona. Quatro anos depois, em Itália, foi ainda mais longe, acabando por ser travado nas meias-finais, e nas grandes penalidades, pela Alemanha, que também viria a erguer o troféu.
Logo depois da boa campanha no Mundial de Itália, foi condecorado com a Ordem do Império Britânico. Doze anos depois, recebeu o título de cavaleiro.
Muito antes de merecer o convite para a selecção, Bobby Robson iniciou-se como técnico em 1967/68, logo na época seguinte ao seu último ano como jogador. Arrumadas as botas, passou do relvado para o banco do Fulham, clube que representou durante 11 temporadas, jogando ainda cinco épocas pelo WBA.
Em 1981, na penúltima das 14 temporadas ao serviço do Ipswish Town, conquistou o seu primeiro troféu europeu, quando ganhou a Taça UEFA. Em 1997, com José Mourinho (que o tinha acompanhado desde a chegada ao Sporting) como fiel adjunto e os futebolistas lusos Vítor Baía, Fernando Couto e Luís Figo, ergueu, com as cores do FC Barcelona, a extinta Taça dos Vencedores das Taças.
Quase 38 anos depois de se ter iniciado como técnico no Fulham, Bobby Robson terminou a carreira após ter sido despedido do Newcastle, pouco depois do arranque da temporada de 2004/2005, e ao cabo de seis temporadas a orientar o clube do coração.
Comentários