O British Museum, em Londres, vai exibir, a partir da próxima semana, as botas do futebolista egípcio de futebol Mohamed Salah, no âmbito da sua coleção de peças originárias daquele país, anunciou a instituição.

Na rede social Twitter, o British Museum revelou ter feito uma “entusiasmante nova aquisição”, para celebrar o facto de Salah ter sido o melhor marcador da temporada na Premier League, pelo Liverpool, com um total de 32 golos – número recorde para uma época com 38 jogos.

“Vamos mostrar as suas botas ao lado de objetos do Antigo Egito a caminho da final da Liga dos Campeões”, referiu o museu britânico, detentor da maior coleção de peças do Egito fora daquele país.

As botas do jogador que faz parte da equipa que vai defrontar o Real Madrid na final da Liga dos Campeões, no dia 26 de maio em Kiev, “contam a história de um ícone moderno egípcio, a atuar no Reino Unido, com um verdadeiro impacto global”, acrescentou o responsável do museu para o Antigo Egito e o Sudão, Neal Spencer.

Segundo o jornal The Guardian, serão as primeiras botas de futebol a integrar a coleção do museu.

As botas, doadas pela marca desportiva Adidas, vão fazer parte do projeto dedicado ao Egito lançado pelo British Musem em 2016 para desenvolver a sua coleção de artefactos modernos ligados àquele país.

O mais recente acrescento da coleção do museu vai estar exposto junto a elementos de joalharia faraónica e sapataria do Antigo Egito.

Botas de Mohamed Salah que vão estar em exposição
Botas de Mohamed Salah que vão estar em exposição Botas de Mohamed Salah que vão estar em exposição créditos: Twitter British Museum