O Manchester City iniciou hoje a defesa do título de campeão inglês de futebol da melhor forma, ao vencer em casa do Newcastle, com golos do espanhol David Silva (38) e do argentino ‘Kun’ Aguero (90+2).

O técnico chileno Manuel Pellegrini teve razões para sorrir, num jogo disputado frente a um adversário muitas vezes complicado, e numa ronda inaugural em que os “citizens” já tinham visto Liverpool e Arsenal vencerem os respetivos jogos.

A equipa adiantou-se ainda na primeira parte, numa boa jogada de Dzeko, que serviu David Silva de calcanhar e o espanhol não desperdiçou, num encontro em que o ex-portista Fernando foi opção a titular.

Na segunda metade, o ex-"dragão" esteve no segundo golo da equipa, numa combinação a meio-campo com Fernandinho e este a servir Aguero, que não marcou no primeiro remate, mas aproveitou a recarga para fazer o 2-0.

Também hoje, o vice-campeão Liverpool estreou-se a vencer, ao bater em casa o Southampton por 2-1, com golos dos internacionais Sterling (23) e Sturridge (79).

Os “reds” conseguiram imitar na sua estreia em nova época da “Premier” o rival Arsenal, que venceu no sábado o Crystal Palace (2-1), numa ronda inaugural em que o Manchester United foi para já a desilusão, ao perder em casa com o Swansea (2-1).

Em Anfield Road, Sterling inaugurou o marcador aos 23 minutos, num lance em que se desmarcou e surgiu isolado, mas a equipa de Brendan Rodgers, ainda longe do futebol mostrado na época passada, não se livrou de um susto.

Clyne empatou para o Southampton, aos 56, com um pontapé fulminante no lado direito da área e indefensável para o francês Mignolet, contudo Sturridge voltou a dar vantagem ao Liverpool, com um desvio na pequena área, aos 79.

Perto dos 90 minutos, o Southampton quase igualou novamente, mas primeiro valeu a barra da baliza de Mignolet e depois a falta de eficácia do avançado dos visitantes, no ressalto de bola.

O Liverpool, sem a estrela Suarez – transferido para o FC Barcelona -, ou ainda sem o reforço benfiquista Markovic, a recuperar de lesão, teve, no entanto, entrada positiva, numa ronda em que ainda faltam jogar outro candidato.

A primeira jornada da Liga inglesa completa-se na segunda-feira, com o Chelsea, de José Mourinho, a visitar o recém-promovido Burnley.