O Leicester City venceu esta segunda-feira o Chelsea por 2-1, em jogo a contar para a 16ª jornada da liga inglesa, e cimentou a liderança da prova à custa de um campeão em título que já vai na nona derrota esta época e que esta noite caiu para o impensável 16º lugar.

Depois do apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, a formação comandada por José Mourinho estava obrigada a vencer na deslocação ao Leicester City para regressar às vitórias depois de um empate e de uma derrota na liga inglesa.

No entanto, o líder do campeonato inglês conseguiu impor-se aos 'blues', e aos 34 minutos Vardy abriu a contagem para o Leicester City. Jamie Vardy, de 28 anos, que há pouco mais de quatro jogava no futebol amador e era empregado fabril, voltou a marcar e passou a somar 15 golos na ‘Premier League’ – líder da lista de goleadores – e tornou-se no primeiro inglês a ‘faturar’ em seis jogos consecutivos em casa, ultrapassando o recorde de Wayne Rooney (Manchester United), datado de 2012.

Ao intervalo, o Chelsea ia perdendo por 1-0 e logo no arranque do segundo tempo Mahrez dilatou a vantagem do Leicester City para 2-0 com um dos melhores golos desta jornada.

O Chelsea, que não perdia com o Leicester City há 14 anos, ainda reduziu por Rémy aos 77 minutos, mas a formação de Claudio Ranieri conseguiu conter a forte reação da equipa londrina no segundo tempo e garantir os três pontos, o que lhe confere o estatuto de líder da liga inglesa com 35 pontos, mais dois que o Arsenal e três acima do Manchester City, seus perseguidores diretos, no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Já a equipa de José Mourinho somou a nona derrota na temporada, desceu um posto, para 16.º, ultrapassado pelo Newcastle, equipa que tem agora 16 pontos, e está agora com um ponto acima da despromoção.